Instagram celebra 10 anos permitindo troca de ícone do app

Novidade é temporária e está disponível para os sistemas Android e iOS

por Vitória Silva ter, 06/10/2020 - 11:18

O Instagram, uma das redes sociais mais usadas no mundo, completa uma década de existência nesta terça-feira (6). Para comemorar junto aos usuários, a rede incluiu um easter egg dentro dos aplicativos no mundo todo, e através dele é possível mudar o ícone do aplicativo, que dispõe de mais de 10 opções. O que mais chama atenção é que a rede social reviveu o ícone clássico, da câmera marrom, sua primeira identidade visual. A atualização está disponível para os sistemas Android e iOS.

Dentre as vastas opções, cheias de temas e cores, estão o ícone do Orgulho LGBTQI+, e os primeiros emblemas do aplicativo, que entraram em vigor entre 6 de outubro de 2010, quando o app veio ao ar, e 31 de agosto de 2011, e o ícone do pré-lançamento, de 2010. Há também as opções simples, em cores quentes e frias. Para conseguir visualizar o recurso escondido, é preciso estar com o app atualizado.

"Para comemorar nosso aniversário, este mês convidamos você para alterar o ícone do seu aplicativo para o seu favorito abaixo", diz a mensagem nas configurações para escolher o ícone do aplicativo. "Obrigado por fazer parte da nossa história e usar o Instagram para compartilhar a sua".

A alteração do ícone é realizada pelas configurações do aplicativo da rede social para Android e iOS. Para conseguir fazer a alteração, basta ir no Menu do perfil (ícone com três traços, em lista, no canto superior direito), acessar as Configurações e então, arrastar a tela de cima para baixo, até que surja um fio com emojis comemorativos. Para saber se deu certo, é só tentar até uma animação com confetes surgir por toda a tela.

O aplicativo já abre a página, que é interna, assim que o usuário faz a brincadeira. Ao todo, são 13 opções de ícones. O ícone escolhido será alterado automaticamente na tela inicial do seu celular. Caso queira reverter as configurações, basta repetir o procedimento e escolher a opção "Atual".

COMENTÁRIOS dos leitores