Streamers deveriam pagar para transmitir jogos?

Comentário do diretor do Google Stadia sobre direitos autorais gerou polêmica entre os criadores de conteúdo

por Alfredo Carvalho sex, 23/10/2020 - 16:08

O diretor criativo da plataforma de jogos Google Stadia, Alex Hutchinson, declarou que os streamers deveriam pagar direitos autorais para as publicadoras dos jogos que eles transmitem.

Hutchinson publicou sua opinião no Twitter, após a plataforma Twitch notificar diversos usuários sobre violação de direitos autorais, no uso de músicas durante as lives.

“Streamers preocupados em terem seu conteúdo retirado porque usaram músicas pelas quais não pagaram, deveriam estar mais preocupados com o fato de que estão transmitindo jogos pelos quais também não pagaram. Tudo se vai assim que as publishers resolverem agir”, comenta Hutchinson.

Na sequência o diretor complementou que os streamers deveriam pagar pela licença de jogos, como qualquer “empresa normal”. O assunto repercutiu nas redes sociais e diversos criadores de conteúdos discordaram da visão de Hutchinson. Devido às polêmica, alguns setores da empresa se retrataram.

“Acreditamos que empresas e criadores têm uma relação simbiótica incrível, que nos permitiu criar um ecossistema próspero. Um que beneficia a todos! YouTube está focado em criar valor para criadores, empresas e usuários. Todo mundo cresce quando trabalhamos juntos”, declarou o responsável pelas parcerias de jogos da Google e chefe de games no Youtube, Ryan Wyatt.

Além disso, o site 9to5Google publicou em nota que as opiniões de Hutchinson não refletem as visões da empresa. O próprio diretor incluiu na descrição de seu Twitter que todas as opiniões emitidas nas redes sociais são dele.

COMENTÁRIOS dos leitores