Três aplicativos essenciais para usar nas eleições

E-título, Pardal e o próprio WhatsApp estão trabalhando junto com o Tribunal Superior Eleitoral para esclarecer todas as dúvidas de quem vota e de quem vai trabalhar nas eleições

por Katarina Bandeira sex, 06/11/2020 - 17:23
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Aplicativos tiram dúvidas e ajudam a formalizar denúncias durante período eleitoral Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As eleições municipais estão cada vez mais perto e, para te ajudar a passar por esse período cheio de jingles e promessas, trouxemos três aplicativos essenciais durante o período eleitoral, principalmente, para quem gosta de fiscalizar os candidatos. E-título, Pardal e o próprio WhatsApp estão trabalhando junto com o Tribunal Superior Eleitoral para esclarecer todas as dúvidas de quem vota e de quem vai trabalhar nas eleições. Confira abaixo como esses aplicativos funcionam:

Embed:

E-título

O primeiro aplicativo da lista é uma mão na roda para você que vai votar e não quer levar o título de papel, principalmente neste período de pandemia. Ele serve como documento oficial na hora da votação, além de fornecer outras informações eleitorais como o número do seu título de eleitor, local de votação, comprovante de quitação eleitoral e mais. Com ele também é possível fazer o requerimento de justificativa de ausência, caso você não esteja na sua cidade na hora do voto, basta cadastrar uma senha e ter feito a biometria.

Pardal

Também é um aplicativo oficial da Justiça Eleitoral. O pardal serve para transformar o cidadão em um passarinho, como o próprio nome já diz, de olho em tudo o que acontece durante as eleições. Por ele é possível denunciar irregularidades enviando fotos, vídeos  e relatos de propaganda irregular, além de crimes como compra de votos e muito mais. Na ferramenta existem orientações para o usuário entender o que os candidatos podem e o que não podem fazer durante o período eleitoral.

Há um espaço para denúncia no rodapé da ferramenta em que é necessário responder um questionário com objeto da denúncia (partido, coligação ou candidato). Ao escolher o candidato, por exemplo, uma lista com o nome de cada um dos futuros parlamentares aparece para você não errar nem na hora de votar, nem de denunciar. 

WhatsApp

O Facebook fechou diversas parcerias com o TSE durante as eleições e o WhatsApp não ficou fora dessa. O mensageiro é um grande aliado do Tribunal nessas eleições e passa a ter até mesmo um chatbot dentro da plataforma que tira dúvidas de eleitores e mesários, além de checar se notícias relacionadas ao período eleitoral são de fato verdadeiras.

Por fim, disparos de mensagens em massa, seja de propaganda ou suspeita de fake news, feitos usando o mensageiro também poderão ser denunciados ao TSE pelo site do órgão ou por meio de um link que leva ao formulário de denúncia dentro do E-título. Este formulário fica disponível até o dia 19 de dezembro. Todos os três aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.

COMENTÁRIOS dos leitores