Conheça 10 funcionalidades do e-Título

Aplicativo tem diversas funções que vão auxiliar o eleitor durante o período eleitoral

por Katarina Bandeira sex, 13/11/2020 - 12:24
Tribunal Superior Eleitoral Aplicativo pode substituir título de papel Tribunal Superior Eleitoral

Um dos aplicativos mais importantes nessas Eleições, o e-Título permite uma série de facilidades durante o período eleitoral. Além de servir como título de eleitor no dia da votação, a ferramenta também fornece o local e a seção de voto, a possibilidade de requerir uma justificativa de ausência e até mesmo de acompanhar o resultado da eleição. Se você quer saber tudo o que ele oferece e se preparar para as eleições municipais que acontecem no dia 15 de novembro, confira abaixo:

Primeiros passos

A primeira coisa que você tem que fazer é baixar o aplicativo. O e-Título está gratuito tanto para iOS quanto para Android e o download pode ser feito para smartphones ou tablets;

Para o primeiro acesso basta informar o número do CPF ou do título eleitoral. Em seguida o app pedirá para que você cadastre uma senha de acesso, que pode ser substituída pela validação biométrica se essa funcionalidade estiver disponível no seu aparelho. Toda vez que você acessar o aplicativo ele pedirá essa senha.

Na página inicial é onde ficam as informações principais como o número do título, sua foto, zona e seção de voto, dados pessoais e um QR Code usado na hora da votação para identificar o eleitor.

Na segunda aba fica guardado o local de votação, que pode ter a geolocalização ou apenas o endereço. Na terceira guia estão as notificações, mensagens do TSE para informar o eleitor. Essas informações são automáticas.

Outras opções

Na guia "Mais opções", no canto direito do e-Título, está a consulta de débitos, em que é possível emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral. Após liquidar a dívida, o eleitor deverá proceder como de costume para comprovar a quitação do débito. Outras funções disponíveis são:

Cadastro de mesário voluntário; 

Emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais;

Consulta de locais de justificativa;

Justificativa do voto, a partir do domingo de eleição (15 de novembro);

Consulta de local de votação para terceiros. Podendo ajudar até cinco familiares ou amigos a encontrar o local de votação.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores