Capcom tem informações de Resident Evil vazadas na web

Empresa confirmou que cibercriminosos tiveram acesso a dados pessoais de funcionários, acionistas e clientes, além de informações sobre desenvolvimento de jogos

por Katarina Bandeira seg, 16/11/2020 - 12:38
Creative Commons Empresa confirmou ataque via comunicado oficial Creative Commons

Documentos que envolvem design de jogos, cópias de slides internos e diversas outras informações confidenciais relacionadas a Capcom foram publicadas no fórum anônimo 4Chan no último fim de semana. O vazamento de dados é consequência de um ataque cibernético sofrido pela empresa no início de novembro e que foi confirmado pela companhia, via comunicado oficial, publicado nesta segunda-feira (16). 

Entre as informações que foram divulgadas pelos cibercriminosos, estão novidades relacionadas a Resident Evil Village, o próximo título da série de terror e uma das apostas da empresa para a nova geração de consoles. Informações pessoais de funcionários, acionistas, clientes, além de documentos corporativos e de desenvolvimento de jogos também fazem parte do material roubado. Ao todo, seriam pelo menos 1 TB de dados furtados da Capcom, pertencentes aos escritórios da empresa no Japão, EUA e Canadá. 

Resident Evil 

De acordo com as informações vazadas, Resident Evil Village estaria previsto para abril de 2021 e chegaria também ao PlayStation 4 e Xbox One, além das versões PS5 e Xbox Series X|S que já foram anunciadas. Outra novidade, muito aguardada pelos fãs da série, é que esse novo título teria dublagem em português. O gostinho da novidade apareceria em uma demo, liberada em todas essas plataformas, três semanas antes do lançamento oficial.

Um novo jogo multiplayer competitivo da franquia também estaria sendo desenvolvido. Apesar de estar em estágio embrionário, o game foi batizado de Project Highway ou Village Online, e seria gratuito ou incluído no pacote de conteúdos adicionais de Resident Evil Village. Essa talvez fosse a oportunidade da empresa de levar os jogos ao modelo Battle Royales, o que seria inédito. 

Outros projetos

Resident Evil também deve fazer parte de uma série de projetos envolvendo a empresa, mostram outros documentos vazados pelos hackers. Os fãs podem esperar a série de animação, Infinite Darkness, produzida em parceria pela Netflix, chegando em maio, planos de uma versão de realidade virtual de Resident Evil 4, para PC, Resident Evil 7 e Village no Stadia, serviço de jogos em nuvem, um novo game exclusivo para o Nintendo Switch, cujo título preliminar é Guillotine e muito mais.

Entre os arquivos de design vazados, também estão os códigos-fonte de jogos já lançados como Devil May Cry 2, Resident Evil: The Umbrella Chronicles e The Misadventures of Tron Bonne.

Vazamento de dados

Mas não foram apenas informações sobre os jogos que foram divulgadas. Um dos ataques dos cibercriminosos teve como alvo a Capcom Store, a loja oficial da companhia que funciona pela internet, que acabou tendo 147 mil registros obtidos pelos hackers. Entre os dados roubados estão nomes completos, e-mails, números de telefone, datas de nascimento e endereços. O ataque teria sido capaz de extrair informações pessoais de cerca de 28 mil funcionários e 125 mil pessoas que procuraram preencher vagas na companhia nos últimos anos.

Apesar do vazamento das informações a Capcom garantiu que dados financeiros não foram comprometidos pelo ataque realizado no início de novembro, uma vez que as transações realizadas na loja oficial são processadas por meios de pagamentos não ligados a ela.

No domingo, um resgate de US$ 11 milhões em criptomoedas foi pedido pelos cibercriminosos, mas o vazamento das informações indica que empresa não negociou com os hackers. 

COMENTÁRIOS dos leitores