Documentário sobre guerra de consoles chega no HBO Go

Produção narra a disputa entre as empresas Nintendo e Sega nos anos 1990

por Alfredo Carvalho ter, 17/11/2020 - 17:23
Divulgação / HBO Cena do documentário "Console Wars" (HBO) Divulgação / HBO

O documentário "Console Wars" está disponível no serviço de streaming HBO Go. A produção narra a grande disputa mercadológica entre as empresas de games Nintendo e Sega nos anos 1990, e é dirigida por Jonah Tulis e Blake Harris, que escreveu o livro "A Guerra dos Consoles - Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu uma Geração".

Considerada por diversos fãs de games como a maior guerra de consoles de todos os tempos, as duas empresas, que eram as maiores do segmento nos anos 1990, disputavam para emplacar seus videogames 16 bits no mercado. A Nintendo era dona do Super Nintendo (1990), que contava com os jogos das franquias "Super Mario", "Donkey Kong" e "The Legend of Zelda", além de oferecer áudio e cores mais eficientes do que a concorrente.

Por outro lado, a Sega e seu console Mega Drive (1989) ofereciam games das franquias "Sonic", "Street of Rage" e "Golden Axe". A marca apostava em mais poder de processamento e velocidade nos jogos.

Em uma época em que a concorrência era mais ácida, a Sega provocava sua rival colocando o Mega Drive ao lado do Super Nintendo para tentar provar ao consumidor que seu console era mais poderoso.

Veja alguns comerciais que marcaram a disputa entre 1991 e 1993:

 

COMENTÁRIOS dos leitores