Japão: Robô repreende cliente que não usa máscara em loja

Robovie usa tecnologia de feixe de laser 3D para detectar quem não está usando máscaras ou cumprindo as regras de distanciamento social dentro do estabelecimento

por Katarina Bandeira ter, 17/11/2020 - 17:23
Reprodução/Reuters Robô tem câmera que ajuda a identificar se clientes estão cumprindo regras Reprodução/Reuters

Uma loja japonesa ganhou uma "mãozinha", na hora de conscientizar seus clientes a cumprirem as normas de segurança relacionadas à Covid-19. Um robô chamado Robovie passeia pela área de vendas da loja oficial do time de futebol Cerezo Osaka, repreendendo clientes que estiverem sem máscara ou que não respeitarem o distanciamento social. 

Desenvolvido pelo Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR), com sede em Kyoto, o Robovie consegue, por meio de uma câmera e da tecnologia de feixe de laser 3D, detectar quem não está usando máscaras ou cumprindo as regras de distanciamento social dentro do estabelecimento.  De acordo com a Reuters, a implantação do robô é um teste, iniciado na última semana. Ele deve ficar ativo até o final do mês de novembro, podendo ter seu uso estendido. 

Até agora o Japão contabilizou cerca de 120 mil casos notificados de coronavírus e 2 mil mortes. As autoridades do país oriental estão pedindo vigilância após o ressurgimento de casos, principalmente, com a chegada do inverno na região.

COMENTÁRIOS dos leitores