Ataque hacker nos EUA atingiu órgão de armas nucleares

No total, a ação afetou ao menos seis agências governamentais em três estados norte-americanos

por Katarina Bandeira sex, 18/12/2020 - 14:29
Pixabay Rússia foi apontada como possível base dos hackers, mas o país negou participação no ataque Pixabay

No último domingo (13), diversos órgãos ligados ao governo dos Estados Unidos sofreram um ataque hacker que pode ter comprometido informações importantes do país. Um dos sistemas atacados pertence ao Departamento de Energia e Segurança Nacional Nuclear dos EUA, que controla, entre outros elementos, o arsenal nuclear do país norte-americano.

De acordo com o site Politico, o próprio departamento conseguiu coletar evidências que confirmam o acesso não autorizado às suas redes internas. O acesso teria sido possível por meio de um código embutido em um software da SolarWinds, companhia que prestava serviço a diversos órgãos afetados. 

No total, a ação afetou ao menos seis agências governamentais em três estados norte-americanos. A porta-voz do Departamento de Energia, Shaylin Hynes, afirmou em comunicado oficial que até o momento, o malware teria atingido apenas redes de trabalho, sem afetar funções essenciais de segurança. Apesar disso, foi possível armazenar dados e ver comunicação por e-mails de usuários das plataformas internas.

Possível alvo dos cibercriminosos, a Microsoft também afirmou ter encontrado códigos maliciosos em seu sistema, o que pode apontar que a gigante dos computadores também seria uma vítima em potencial.  A empresa emitiu uma nota informando que mais de 40 grandes clientes em todo o mundo foram afetados pelo ataque, 80% deles nos Estados Unidos. 

O órgão mais atingido foi a Comissão Federal de Regulamentação de Energia (FERC), porém, o Departamento de Tesouro, de Segurança Interna e do Comércio, a Administração Nacional de Telecomunicações e outras agências federais também foram afetadas. A Rússia foi apontada como possível base dos hackers, mas o país negou participação no ataque. 

COMENTÁRIOS dos leitores