Game 'Street Fighter II' completa 30 anos

Confira os personagens que ajudaram a popularizar o jogo de luta

por Alfredo Carvalho sex, 05/02/2021 - 21:54
Divulgação / Capcom Embate entre Ryu (à esq.) e Ken, no jogo "Street Fighter II" Divulgação / Capcom

O game "Street Fighter II" (Capcom, 1991), comemora 30 anos de lançamento nesta sexta-feira (5), e é conhecido como um dos jogos de luta mais importantes dos videogames. Além de ser lembrado com carinho pelos jogadores da época, muitos torneios ainda utilizam o game para realizar competições.

Produzido pelo programador japonês Yoshiki Okamoto, "Street Fighter II" oferecia ao jogador a escolha de oito lutadores: Ryu, Ken, Chun-Li, Blanka, E. Honda, Guile, Zangief e Dhalshin. Após selecionar o personagem, o artista marcial percorreria por diversas localidades do globo terrestre para derrotar os campeões locais. Ao final, era necessário enfrentar os quatro chefes, Balrog, Vega, Sagat e M. Bison.

Para comemorar o aniversário de "Street Fighter II", relembre sete personagens que marcaram o game.

Lançado a princípio para as máquinas de Arcade (Fliperama), o game também foi portado para os consoles caseiros Super Nintendo e Mega Drive. Nos anos seguintes, o título recebeu versões refinadas, que otimizaram os gráficos, a jogabilidade, e também adicionaram novos personagens, como os quatro chefes finais e os lutadores Dee Jay, T. Hawk, Fei Long, Cammy e Akuma.

"Street Fighter II" também marcou geração com a trilha sonora da compositora Yoko Shimomura, que eternizou os cenários de alguns personagens, graças às músicas. O tema do personagem Guile é um dos mais celebrados pelos fãs. Acompanhe:

De acordo com os registros da Capcom, "Street Fighter II" acumula um total de 15 milhões de unidades vendidas, além de 200 mil gabinetes de fliperamas distribuídos no mundo. O sucesso do título desencadeou diversos concorrentes, como "Mortal Kombat", "Fatal Fury", "Samurai Shodown" e "The King of Fighters".

COMENTÁRIOS dos leitores