'Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2' ressuscita um clássico

Clássica franquia de skate retorna com gráficos repaginados, mas com jogabilidade que respeita às origens

por Alfredo Carvalho seg, 19/07/2021 - 17:31
Divulgação/Activision Jogo de skate foi sucesso a partir de 1990 Divulgação/Activision

Em 29 de setembro de 1999, a Activision lançou no primeiro Playstation o clássico “Tony Hawk's Pro Skater”, que colocava o jogador na pele de famosos skatistas para realizar manobras insanas, ao som de vários clássicos do rock. Após um grande sucesso, a saga rendeu diversos títulos, mas se tornou esquecida com o passar do tempo.

Em 2020, os dois primeiros títulos chegaram remasterizados aos PCs, Playstation 4,  Xbox One e, em 25 de junho, também foram lançados para o Nintendo Switch. De maneira semelhante a “Crash Bandicoot N Sane Trilogy” (2017) e “Spyro Reignited Trilogy” (2018), “Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2” é um remaster plus, pois se mantém fiel ao design de fase dos títulos originais, mas atualiza todos os seus gráficos e se torna convidativo para novos e antigos jogadores.

A jogabilidade é idêntica aos originais, com algumas poucas correções de física. No menu principal, é recomendável acessar a sessão de tutoriais, que ensina a base de todas as manobras e os comandos para realizá-las. Após se familiarizar com os botões, será o melhor momento para iniciar a campanha principal, que dispõe de todos os cenários dos dois primeiros games da saga, que podem ser jogados de maneira cronológica.

Durante as partidas, o jogador precisa realizar diversas combinações, que podem ser feitas com os botões de ação e os direcionais analógicos do joystick. Ao executar um comando, é possível emendar com outra sequência, mas, ao errar, toda a pontuação adquirida na manobra será perdida.

Os cenários dispõem de diversos elementos que podem auxiliar nas manobras, como corrimões e rampas. As fases possuem vários coletáveis e localidades secretas que, quando acessadas, somam na pontuação do jogador e funcionam como desafios extras, que são destacados ao final da fase. Porém, o que mais conta são as pontuações obtidas por manobras, para isso, será necessário repetir a fase diversas vezes, conhecer o cenário e todos os seus elementos, para que dessa maneira, seja possível quebrar os recordes exigidos em cada cenário, no menor período de tempo possível.

Em alguns momentos, o jogador também irá disputar com outros skatistas controlados pela inteligência artificial. Além de Tony Hawk, será possível assumir o controle de outros skatistas, como Andrew Reynold, Bucky Lasek, Chad Muska, o brasileiro Bob Burnquist e uma nova adição, a atleta brasileira Letícia Bufoni.

Ao longo das competições, o jogador poderá melhorar as habilidades de cada personagem e personalizar as roupas, acessórios e aparência dos skates. Outro ponto alto de “Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2” é a trilha sonora que conta com vários clássicos, entre eles, “Same In The End” (1996) do Sublime, “Can I Kick It?” (1990) do A Tribe Called Quest, “Something To Say” (2010) do Cherry Kola e “Confisco” da banda brasileira Charlie Brown Jr, conhecida por sua forte influência no skate.

“Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2” pode, a princípio, parecer impossível para os novos jogadores, mas tudo é questão de treino e adaptação. Assim como outros títulos que voltaram no formato de remaster, o relançamento deste clássico pode ser o ponto de partida para trazer a saga de volta ao mundo dos games e popularizar um estilo que se consagrou nos anos 1990 e 2000.

COMENTÁRIOS dos leitores