Windows 95 completa 26 anos

Sistema Operacional foi responsável por simplificar o uso do computador e introduziu ferramentas que continuam presentes até os dias de hoje

por Alfredo Carvalho ter, 24/08/2021 - 17:12
Flickr/Marcin Wichary Flickr/Marcin Wichary

Hoje (24) o popular sistema operacional da Microsoft, o  Windows 95, completa 26 anos de lançamento. O software não apenas evoluiu alguns conceitos do seu antecessor Windows 3.11, como também trouxe grandes mudanças no mercado da computação, pois padronizou alguns conceitos de informática que prevalecem até os dias de hoje e simplificou o uso do computador para diversos usuários.

Segundo o professor dos cursos de tecnologia da informação da Universidade Guarulhos (UNG), Everton Graciano Macedo, a versão anterior do Windows 95 utilizava como base o sistema MS-DOS, que necessitava de linhas de comandos para realizar as tarefas.

Com o novo sistema operacional, a empresa de Bill Gates possibilitou uma interface gráfica mais intuitiva e de fácil navegação. “O Windows 95 se tornou o primeiro sistema operacional totalmente gráfico e multitarefa desenvolvido pela Microsoft”, comenta Macedo.

A partir daquele momento, operar um computador se tornou uma tarefa mais simples e o usuário não precisava mais se preocupar em decorar várias linhas de comandos, já que muitas coisas poderiam ser feitas com auxílio do mouse. “A grande compatibilidade com fabricantes de hardware e a fácil usabilidade no sistema operacional fizeram com que o Windows 95 saísse na frente em relação a outros sistemas do mercado. Se tornou então o sistema operacional mais popular, o  preferido pelos usuários”, destaca Macedo.

Apesar de ser um sistema operacional compatível com muitos fabricantes, Macedo lembra que em seu lançamento houve alguns problemas de comunicação entre o software e o hardware, que causavam travamentos no computador. “É natural que um sistema operacional recém lançado apresente falhas, algumas logo foram corrigidas pela Microsoft, enquanto outras persistiram até em outras versões”, descreve.

Independente dos deslizes, o Windows 95 trouxe diversos recursos que se consolidaram e permanecem até hoje nas versões mais atuais do sistema, entre elas, Macedo destaca o menu iniciar, barra de tarefas, lixeira, botões de configurações de janela e Windows Explorer. “Ferramentas que continuam presentes apesar das mudanças na aparência e localização dentro do Windows”, explica.

Vale lembrar que o próximo sistema operacional da Microsoft, o Windows 11, marcado para sair em 2022, substituirá o menu iniciar por um sistema de navegação semelhante ao do macOS da Apple, o que pode marcar o fim de uma era e a implementação de novas tendências computacionais.

Para aqueles que querem ter uma noção de como era o Windows 95, ou para os nostálgicos que desejam revisitar a popular interface computacional dos anos 1990, um site permite que o sistema operacional seja testado via browser, sem a necessidade de realizar nenhuma instalação. O acesso pode ser feito por aqui: https://win95.ajf.me/

COMENTÁRIOS dos leitores