Sistema Linux completa 30 anos

Professor da UNG destaca que o software de código aberto possibilita que qualquer pessoa possa estudá-lo, alterá-lo e compartilhar os resultados obtidos

por Alfredo Carvalho qui, 16/09/2021 - 18:31
Pixabay Open Clipart Pixabay Open Clipart

Na sexta-feira (17), o núcleo Linux  completa 30 anos. Desenvolvido pelo engenheiro de software Linus Benedict Torvald, que tomou como base o sistema operacional Unix, o Linux se caracterizou por possuir código aberto e possibilitar a criação de diversos sistemas que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, entre eles, o Android, presente na maioria dos smartphones e smart TVs.

De acordo com o professor dos cursos de tecnologia da informação da Universidade Guarulhos (UNG), Everton Graciano Macedo, o código fonte aberto do Linux possibilita que qualquer pessoa possa estudá-lo, alterá-lo e compartilhar os resultados obtidos. “Isso abre um mundo de possibilidades para profissionais da área de TI”, comenta.

Macedo destaca que o Linux se torna adaptável às necessidades de seus usuários. “Os profissionais de TI podem escolher a melhor distribuição e configurar de acordo com o perfil de seus clientes”, aponta.

Por mais que exista uma certa rivalidade entre os usuários de Linux e Windows, o professor da UNG não considera o núcleo como um concorrente direto, uma vez que fabricantes de outros sistemas operacionais também podem utilizar o Linux em seus computadores e explorá-lo. “Existem apenas custos adicionais para suporte que são cobrados por algumas distribuições”, lembra Macedo.

Além de estar presente na vida de muitas pessoas, por meio de seus celulares e televisores, Macedo ressalta que o Linux marca presença em diversas empresas privadas, órgãos governamentais ou instituições de ensino. Além disso, ele também é muito utilizado em servidores de redes, seja para armazenamento de arquivos ou gerenciamento.

Outra vantagem do núcleo, é a possibilidade de operar sem sua interface gráfica, em uma tela que obedece apenas a linhas de comandos. “O modo texto faz com que o sistema operacional opere com maior desempenho e segurança”, relata Macedo.

Por outro lado, o professor frisa que o sistema Linux exige profissionais com conhecimento avançado, o que pode gerar maior custo de mão de obra da empresa, além de dificultar a acessibilidade para usuários menos experientes. “Com tantas possibilidades, existem inúmeras distribuições no mercado. Mas, não há um padrão de sistemas como acontece com Windows. Uma série de versões também pode exigir conhecimentos específicos em cada uma delas”, acentua Macedo.

Entre os mais diversos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux, Macedo destaca o Debian, Ubuntu, CentOS e Mint. “Podemos considerar que o sistema base de referência do Linux foi o Unix, a partir deste sistema operacional foram derivados outros sistemas como Linux, MAC OS, Solares e BSD”, define.

COMENTÁRIOS dos leitores