Confira compatibilidade e novidades do iOS 15

Nova versão do software chega nesta segunda-feira (20), de forma gradual, e traz atualizações nos apps nativos

por Vitória Silva seg, 20/09/2021 - 13:13
Divulgação/Apple iOS 15 já está disponível para iPhones, iPads, TV e AppleWatch Divulgação/Apple

Conforme anunciado no tradicional evento "California Streaming" da Apple, no último dia 14, o lançamento público do iOS 15 será nesta segunda-feira (20). IPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15 chegarão na mesma data, embora haja uma data de lançamento para macOS 12 Monterey que ainda não foi anunciada. Os horários estimados para o lançamento ainda estão indefinidos, mas blogs já fazem previsões com base no histórico da marca e, no Brasil, a chegada do novo sistema está prevista para às 14h, no horário de Brasília. 

A atualização já foi iniciada de forma gradual, então o usuário pode fazer a busca rápida pelo software em "Ajustes" > opção "Geral" > "Atualizações de Software".  

O iOS 15 é compatível com os dispositivos: 

- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max; 

- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max 

- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max 

- iPhone XS e XS Max 

- iPhone X e iPhone XR 

- iPhone 8 e 8 Plus 

- iPhone 7 e 7 Plus 

- iPhone 6s e iPhone 6s Plus 

- iPhone SE (1ª geração) 

- iPhone SE (2ª geração) 

- iPod touch (7ª geração) 

Vale lembrar que algumas funções - como o modo Texto ao Vivo - só serão disponibilizados para os iPhones lançados a partir de 2018. 

‌iPadOS 15‌ é compatível com todos os mesmos dispositivos que eram capazes de executar iPadOS 13 e iPadOS 14, que incluem: 

- Todos os modelos de iPad Pro 

- iPad (5ª geração e mais recentes) 

- iPad mini (4ª geração e mais recente) 

- iPad Air (3ª geração e mais recente) 

‌- iPad Air‌ 2 

O ‌watchOS 8‌ pode ser instalado nos modelos Apple Watch Series 3, Series 4, Series 5 e Series 6, bem como no Apple Watch SE. Não é compatível com o Apple Watch original de primeira geração, Apple Watch Series 1 ou Apple Watch Series 2. 

O tvOS 15 foi projetado para funcionar no Apple TV 4K (1ª e 2ª geração) e no ‌Apple TV‌ HD (originalmente chamado de ‌Apple TV‌ de 4ª geração). Não é compatível com versões anteriores do ‌Apple TV‌, pois esses modelos não oferecem suporte ao tvOS. 

Entre as novidades está o novo Safari, que agora está posicionada na parte inferior da interface e permite que o usuário alterne, salve e organize as abas facilmente com o polegar. Outra função importante é o Texto ao Vivo, semelhante ao Google Lens. Com o recurso é possível ler e traduzir textos que estão em imagens. 

No app Notas, agora o usuário poderá adicionar hashtags para categorizar um texto, além de poder compartilhar uma nota com outra pessoa, utilizando arrobas. Já o Face Time agora conta com um novo recurso para desfocar o plano de fundo com o objetivo de deixar o usuário em destaque. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores