O que o robô da Nasa fez em Marte em 2021? Veja o vídeo

qui, 30/12/2021 - 11:44

O rover Perseverance da NASA tem estado ocupado desde sua dramática aterrissagem na cratera Jezero, de Marte, em fevereiro deste ano. Nos 10 meses desde então, o rover do tamanho de um carro dirigiu 2,9 quilômetros, tirou mais de 100.000 imagens e coletou seis amostras de rocha e atmosfera marciana, que poderão ser trazidas para a Terra para um estudo mais aprofundado.

Mas o rover não foi sozinho. Na bagagem, levou o helicóptero Ingenuit Mars, que provou ser possível um voo motorizado e controlado na fina atmosfera de Marte. O “drone” de 1,8kg já fez 18 voos no Planeta Vermelho.

Um vídeo, lançado na última terça (28) nas redes sociais da NASA, relembra o ano repleto de descobertas inovadoras e explica a próxima fase da missão do Perseverance: tentar achar sinais do rio que teria criado a cratera de Jezero, que já teria sido um lago.

Embed:

Mais sobre a missão

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover vai analisar a geologia do planeta e o clima, o que pode abrir o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. É a primeira missão programada para coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).

Com informações do site oficial da NASA