Google Play vai esconder apps desatualizados

A nova atualização vai passar a valer a partir de novembro deste ano

sab, 09/04/2022 - 14:32
Pixabay A mudança é para correção de falhas dos desenvolvedores Pixabay

Para limpar a loja de aplicativos do Android, o Google alterou os desenvolvedores para, a partir 1º de novembro de 2022, ocultar e bloquear a instalação de programas que não estejam atualizados para as versões mais recentes do sistema operacional Android. 

A mudança afeta aplicativos abandonados ou os que não possuem as atualizações mais recentes do sistema de até dois anos antes. No caso, assim que o Android 13 chegar, no final do ano, todos os aplicativos na Play Store precisarão ser otimizados para o Android 11. Caso contrário, eles não estarão mais disponíveis para download e instalação. 

 

Por que a mudança?

A mudança é para tornar a experiência para quem usa Android mais segura, uma vez que a loja de aplicativos do Google já foi alvo de críticas por abrigar programas que escondem malwares. A medida é uma forma dos desenvolvedores corrigirem eventuais falhas de segurança de seus apps. 

De acordo com o Google, a nova política traz “melhorias de privacidade, segurança e experiência do usuário”. “Os usuários com os dispositivos mais recentes ou aqueles que estão totalmente atualizados com os updates do Android esperam ter todas as proteções de privacidade e segurança que o Android tem a oferecer. Expandir nossos requisitos protegerá os usuários de instalar aplicativos mais antigos que podem não ter essas proteções em vigor", disse a empresa. 

 

Outras atualizações 

O novo requisito é uma das diversas atualizações de política anunciadas pelo Google na quinta-feira (7), e que entrarão em vigor até o fim de 2022. Uma outra mudança é a de que, a partir do dia 11 de maio, aplicativos com conteúdo que não são “globalmente apropriados” serão bloqueados para usuários em regiões onde o conteúdo é considerado ofensivo. 

Outras atualizações incluem mudanças na política de discurso de ódio da Play Store para banir apps que abriguem os discursos ofensivos relacionados a minorias e imigração. 

Recentemente a empresa removeu aplicativos da Play Store que coletavam secretamente informações dos usuários. Esses aplicativos, incluindo um leitor de QR code e um detector de velocidade, continham códigos maliciosos que roubavam dados de usuários. 

Por razões de segurança, caso você tenha aplicativos com dois ou mais anos sem atualização, procure alternativas ou versões mais recentes. Dá para ver a última atualização do aplicativo na página oficial dele na Play Store. 

COMENTÁRIOS dos leitores