Computador Apple II completa 45 do lançamento

Ele foi o primeiro computador a oferecer gráficos coloridos

sex, 10/06/2022 - 17:28
Divulgação/ Apple Divulgação/ Apple

   O primeiro computador de uso pessoal, o Apple 2, da norte-americana Apple, completa 45 anos do lançamento nesta sexta-feira (10). O aparelho foi criado por Stephan Wozniak e Steve Jobs, então sócios na recém-formada Apple Computer Company. A empresa é uma  das principais multinacionais da atualidade,  e vem desde então conquistando seus usuários, cada vez mais adeptos de seus produtos ao redor do mundo. 

História 

O Apple II, descendeu o primeiro computador da marca o Apple I, que apresentava algumas limitações como número muito limitado e vendido na forma de um kit para montar. A partir desse modelo, a empresa decidiu lançar um novo modelo baseado no anterior, porém era envolvido num revestimento plástico que o tornava esteticamente mais agradável para um mercado doméstico. Outra novidade que continha no aparelho, era uma única  placa de circuitos impressos contendo cerca de 30 chips. Inicialmente começou a ser vendido por US$666,66. 

Processador 

O processador que vinha no Apple II era MOS Technology 6502 a 1 MHz possuía também uma saída de vídeo composto que permitia a exibição de gráficos até 16 cores, placa de som de um canal, teclado (apenas para maiúsculas), oito slots de expansão internas, um interpretador de BASIC integrado na ROM de 12 KB. Ele tinha duas possibilidades diferentes para a memória RAM: o utilizador podia escolher entre um modelo com 4 KB ou um com 48 KB de memória, sendo que o primeiro permitia a expansão da memória em módulos de 4 ou 16 KB até ao máximo dos 48 KB. 

Evolução Apple 

O primeiro computador lançado da empresa foi o Apple I, em 1976. Este aparelho era um kit como placa principal, que continha um processador 1MHz e memória RAM de 8KB. No ano seguinte, foi lançado uma evolução do primeiro, o Apple II. Neste novo modelo, a carcaça era de plástico e na cor branca, também foi o primeiro desktop a usar uma interface gráfica e também com melhorias no processador, memória RAM e ainda incluindo 2 unidades de disquete. 

Após o grande sucesso do modelo anterior, em 1984 a Apple lança o Macintosh. Na época, foi considerado o aparelho revolucionário, que tinha um processador de 8MHz, 64KB de memória ROM e 128KB de memória RAM, acompanhando ainda teclado, monitor e mouse. Após esse modelo, a Apple lançou o imac G3, o Power Macintosh G4 Cube, iMac G4, Power Macintosh G5.   

IMac 

Em 2007, a Apple lançou um dos computadores mais desejados do mercado, o Imac. Seu modelo continha processador Core 2 Duo de 2.0GHz, memória RAM de 4GB e placa de vídeo ATI Radeon 2600 Pro, câmera iSight e wireless Airport Extreme 802.11n. A partir daí a Apple, investiu variações desse aparelho. Cinco anos depois, o imac mudou de formato, passou a ter uma espessura mais fina, com processadores i5 e i7. 

O Mac Pro foi lançado 2013, tendo sido também completamente remodelado com formato cilíndrico, duas placas de vídeo AMD e processador de 12 núcleos Intel Xeon. O último lançamento foi o iMac 24 que oferece resolução 5.120 x 2.880 pixels, com tela de 27 polegadas, processador i5, 8GB de memória e placa de vídeo AMD Radeon R9 M290X com 2GB. 

COMENTÁRIOS dos leitores