Tecnologia

| Games

Pais e responsáveis, que estão fazendo o isolamento social com crianças, sabem que ter os pequenos o dia inteiro dentro de casa não é das tarefas mais fáceis. Para ajudar a entreter um pouco mais essa audiência exigente, a Prefeitura do Recife mantém um acervo com mais de 10 jogos digitais, histórias em quadrinhos e vídeos de aventuras sobre cuidados com o meio ambiente disponível para usuários Android. 

 O Playbook Mangue e Tal  foi disponibilizado no ano passado, e reaparece neste momento como um reforço no aprendizado dos pequenos. As atividades envolvem quatro personagens da Turma Mangue e Tal, os protetores da natureza Jô, Dom, Otto e Riso em aventuras lúdicas com desafios sobre reutilização, preservação e reciclagem. Os games são inspirados em cenários do Recife, como Praia do Pina, Marco Zero, Jardim Botânico do Recife, Parque da Jaqueira, entre outros.

##RECOMENDA##

Em agosto, fizemos uma lista com todos os jogos oferecidos na plataforma digital. Conheça alguns:

Ecoaventura

O jogo envolve elementos de ação, aventura e corrida. Os personagens Jô, Dom, Riso, Otto, Morena e Dü Porto enfrentam diversos obstáculos para proteger o meio ambiente de sua cidade, Recife. O Marco Zero, a Praia de Boa Viagem, o Centro e o Rio Capibaribe são alguns dos cenários da capital pernambucana que ambientam a ecoaventura. No decorrer do jogo, os personagens adquirem pontos – representados por número de árvores plantadas (Jô), lixeiras de coleta seletiva (Dom), animais salvos (Otto) e lixo coletado do rio (Riso e Morena) – que podem ser posteriormente trocados por prêmios da loja, que simbolizam a cultura local.

Ecombinando

Com uma mecânica simples e desafiadora de juntar 3 itens iguais, Ecombinando é um Tile-Matching Puzzle game, gênero que vem ganhando força nos mercados web e mobile, sendo desta vez totalmente ecológico. O jogador e Dom saem da aula de sociologia com o desejo de vencer o desafio interescolar ecológico. O objetivo é simples: os alunos de todas as escolas da região vão criar objetos usando somente resíduos sólidos que eles coletarem da rua.

De maneira lúdica, Ecombinando ajuda no entendimento dos benefícios da reciclagem e da importância de manter as ruas e o nosso planeta limpo. O game foi desenvolvido pela equipe Frato composta por Felipe Malafaia Alves Miguel de Almeida Carvalho.

Jô - Por um Recife Mais Verde

Foi adotado como base para o game o gênero aventura, porém, com leves pinceladas de ação e situações de pluzzes. A personagem Jô irá se envolver numa grande aventura, onde, para avançar nos objetivos precisará enfrentar, de forma totalmente pacífica e ecologicamente correta, os oponentes e  desvendar alguns quebra-cabeças (pluzzes) simples.

Mangue e Tal - Marco Zero

Voltado para o público infanto-juvenil, tem como principal objetivo educar, de forma divertida, acerca de questões ambientais. No jogo, todos os eixos temáticos - sustentabilidade, verde urbano, resíduos sólidos, recursos hídricos e biodiversidade – são abordados. Desenvolvido no programa Unity, inicialmente para as plataformas Android , PC e WEB, o jogo envolve elementos de ação, aventura e corrida. Os personagens Jô, Dom, Riso, Otto, Morena e Dü Porto enfrentam diversos obstáculos para proteger o meio ambiente de sua cidade, Recife.

O jogo é ambientado no Marco Zero, um cenário de grande relevância histórica e turística para a cidade. No decorrer do tempo, os personagens adquirem pontos – representados por número de árvores plantadas (Jô), lixeiras de coleta seletiva (Dom), animais salvos (Otto) e lixo coletado do rio (Riso) – que podem ser posteriormente trocados por prêmios da loja, que simbolizam a cultura local. Os jogadores também podem disputar quem consegue obter a maior pontuação.

Dois jogos muito esperados pelos gamers estão chegando com tudo nesta semana. O RPG Persona 5 Royale e a versão remake de Resident Evil 3 são os primeiros lançamentos de uma série de títulos cobiçados que devem chegar nos próximos dias, que incluem nomes como Final Fantasy VII, Naruto e Minecraft.

O primeiro da lista é Persona 5 Royale, que chega exclusivo para PS4, nesta terça-feira (31). O game faz que você ponha a máscara do Joker e ande com o resto dos Phantom Thieves, incluindo a novata Kasumi, em uma versão atualizada da série. Há uma nova área para ser explorada, novas atividades novos ataques em equipe e muito da nostalgia dos títulos anteriores. 

##RECOMENDA##

Já Resident Evil 3 Remake, revisita Raccoon City para recontar a primeira aparição do vilão Nemesis, que chega com um visual mais assustador e até mesmo uma nova possibilidade de ataque ao jogador. O título também inclui Resident Evil Resistance, que coloca quatro sobreviventes contra um Mastermind em uma batalha online multiplayer de mentes. Ele chega no dia 3 de abril para PS4, Xbox One e PC.

A Sony revelou ao portal Bloomberg, nesta sexta-feira (27), que não adiará o lançamento do Playstation 5 por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Na semana passada, a empresa havia revelado alguns detalhes do novo console, e afirmou que o novo produto pretende facilitar o acesso a jogos em comparação ao Playstation 4, pois contará com um SSD que garante um melhor desempenho. Também estará presente o recurso Ray Traycing, uma tecnologia de iluminação que permite maior polimento dos gráficos. Esse recurso até o momento só é acessível nas placas gráficas GeeForce RTX (Nvidia).   

##RECOMENDA##

A empresa prevê que as consequências causadas pelo período de isolamento devem refletir no faturamento planejado para 2020, o que causará um atraso da divulgação do relatório financeiro, geralmente lançado em abril, que é quando se inicia o ano fiscal para muitas corporações.

Ao portal, a Sony ainda informou que sua produção na China está voltando ao normal, porém as fabricas estão sofrendo com falta de matéria prima. Na Malásia e no Reino Unido, as fabricas devem seguir fechadas até o meio de abril.

Para incentivar os jogadores a cumprirem o período de quarentena por causa do coronavírus (covid-19), a empresa Ubisoft disponibiliza a partir desta quarta-feira (25), o jogo "Child of Light". Usuários de computador (PC) poderão baixar o jogo de forma gratuita por meiro da plataforma Uplay. A oferta estará disponível até 28 de março.

Além de "Child of Light", os jogos "Might & Magic Chess Royale" e "Rabbids Coding" também estarão disponíveis gratuitamente no aplicativo da produtora.

##RECOMENDA##

"Child of Light" foi lançado em abril de 2014 para PC, Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One e narra, em formato de poesia, a batalha da personagem Aurora contra a Rainha da Noite.

A quarentena mal começou, mas com certeza você já deve estar ávido por algum contato social. Quem tem o privilégio de poder ficar em casa durante os dias decisivos de combate ao alastramento do novo coronavírus, pode chegar ao ponto de começar a procurar outras formas de ter contato com pessoas. Já que não dá mais para abraçar o coleguinha, nem mesmo sair de casa, o LeiaJá preparou uma lista jogos para celular em que é possível jogar com outros usuários, sejam amigos ou completos desconhecidos. 

Garena Free Fire

##RECOMENDA##

Inspirado em PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), o jogo pode colocar até 50 jogadores numa partida. Eles caem de paraquedas em uma ilha buscando de armas e equipamentos a fim de matar os outros jogadores. Os jogadores podem escolher a posição inicial, pegam armas e suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha.

Uno

O famoso jogo de cartas que pode causar o fim de várias amizades também está disponível para celular. O game traz opções de jogabilidade que vão desde o clássico até modo equipe. É possível jogar com os amigos e com outros jogadores de todo o mundo, com desafios em formato de quebra-cabeças e muito mais.

Stop

Stop, também conhecido em alguns lugares com “adedonha”. Para jogar basta selecionar uma letra e digitar 5 palavras com essa letra em diferentes categorias. Quem acertar o maior número de palavras no menor tempo ganha. São mais de 100 categorias e é possível jogar com amigos do Facebook, além de ter a opção de outros idiomas. O game feito pelos mesmos criadores do Letroca - jogo de vocabulário que você se diverte sozinho.

Clash Royale

Um dos jogos de batalha de cartas mais populares do momento. É possível criar decks de cartas com seus personagens favoritos, participar ou criar seu próprio clã para jogar com seus amigos ou batalhar contra jogadores do mundo todo. Há opções de assinatura para ganhar itens extra, mas o jogo funciona muito bem na versão gratuita. Cada batalha tem em média três minutos e a cada nível alcançado o desafio aumenta.

Call of Duty Mobile

Este é um game mais pesado e exige uma configuração mais robusta dos smartphones. Porém, se você tem uma boa configuração no aparelho é possível curtir o clássico dos consoles com mapas e modos emblemáticos, Battle Royale com 100 jogadores, partidas rápidas de mata-mata 5v5 e muito mais.

Song Pop

Song Pop foi uma febre na década passada para quem era usuário do Facebook. O game, que começou na rede social é basicamente para acertar músicas ou artistas antes de todos. É possível jogar com amigos ou com jogadores do mundo todo e ter acesso a diversos estilos musicais. Vale a pena recordar. 

Fortnite

Outro game de Battle Royale (assim como Call of Duty e Free Fire), porém disponível apenas para iOS. O game requer iOS 11 instalado (no mínimo) e consiste em formar esquadrões para batalhar até último sobrevivente. É possível ver quem está on-line, convidar para formar grupo, bater papo e entrar em partidas em qualquer plataforma, sem complicação.

Perguntados

Outro game que fez muito sucesso entre usuários do Facebook, no começo dos anos 2000. Perguntados soube envelhecer e segue sendo um game de perguntas e respostas atual e divertido. Também é possível jogar apenas com os amigos das suas redes. As perguntas são divididas em seis categorias: Esportes, Entretenimento, Ciência, Arte, História e Geografia e aparecem ao girar uma roleta.

Embora a Liga espanhola tenha sido suspensa, um dérbi da Andaluzia foi disputado diante de um público digno dos grandes estádios. Em 15 de março, dois jogadores profissionais do Betis e Sevilla se enfrentaram no videogame FIFA20, diante do olhar de 60.000 internautas.

A partida, que animou os seguidores destes dois grandes clubes do sul da Espanha, é um reflexo do êxito dos videogames online, em um contexto de confinamento e distanciamento social para lutar contra a propagação do novo coronavírus.

##RECOMENDA##

Quando mais de um terço da população mundial se encontra sob condições mais ou menos estritas de confinamento, os videogames servem para passar o tempo e são uma forma --legal-- de escapar do isolamento.

"Faz com que me sinta menos deprimida devido ao fato de estar trancada tanto tempo em um espaço reduzido", explica Yang An, que passou por uma quarentena de duas semanas em seu retorno a Xangai.

Segundo ela, passa até oito horas por dia diante de seu console Nintendo Switch.

- "Para diverti-los" -

Em 15 de março, foi o atacante Borja Iglesias quem, no console, deu a vitória (6-5) ao Betis contra o Sevilla, controlado por Sergio Reguilón, defensor sevillista. Cerca de 60.000 pessoas acompanharam o evento transmitido ao vivo pela plataforma Twitch.

"Fazemos isso para diverti-los, para que aproveitem em casa, na medida em que ainda é possível com esta epidemia", afirmou Twitch.

Diante do sucesso dos videogames, os provedores de acesso fazem todo o possível para que suas redes resistam.

O grupo americano de telecomunicações Verizon informou recentemente que, em uma semana, o tráfego em seus sistemas havia aumentado 75% devido aos jogos online.

As comunidades de jogadores "poderiam, de alguma forma, recriar um pouco o espaço comum, vazio" agora devido ao coronavírus, estima Christian McCrea, professor especialista em videogames no Instituto Real de Tecnologia de Melbourne.

Este especialista cita como exemplo Pokemon Go, fenômeno mundial em 2016 quando milhões de pessoas foram à caça de criaturas virtuais em todo o mundo. Seu editor acaba de anunciar que modificará o jogo para que seja mais compatível para jogar sem sair de casa.

- Impacto nas crianças -

"Globalmente, o impacto será sentido principalmente nas crianças, que ficarão em casa durante meses com os pais que não estão mais trabalhando", afirmou à AFP. "Os jogos estarão no centro de seu tempo livre".

Os videogames, no entanto, sempre foram criticados por seus efeitos nocivos à saúde, especialmente à vista, e também pelas consequências psicológicas que podem gerar e pelo isolamento social.

En 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o vício em videogames como uma doença mental.

A edição de 2020 do torneio Electronic Sports League (ESL), que aconteceria nos dias 11 a 24 de maio no Rio de Janeiro, foi adiada para os dias 19 a 22 de novembro, por causa da pandemia do coronavírus.  O anúncio foi feito pela organização do evento por intermédio do site oficial e também pelo Twitter.

A ESL divulgou em seu Twitter que os ingressos já vendidos serão válidos para a nova data e o local do evento será a Jeunesse Arena, localizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

##RECOMENDA##

ESL One é o principal campeonato do jogo “Counter-Strike: Global Offensive (Valve)”, realizado pela Electronic Sports League. Sua primeira edição foi em 2014 na Alemanha e a edição deste ano será no Brasil.

O usuário “Piece of Craft”, recorreu ao seu Twitter para anunciar que o seu projeto de trazer o Super Mario ao jogo Dreams (Sony) foi cancelado. Segundo sua publicação, a Nintendo havia pedido a Sony que removesse todas as criações que se utilizam dos personagens Mario e Link.

O jogo Dreams foi lançado no dia 14 de fevereiro para Playstation 4, e permite aos usuários criar seus próprios jogos e incluir modelos tridimensionais de personagens de outras franquias.

##RECOMENDA##

A equipe de moderação do jogo já removeu o conteúdo que referenciava o universo da Nintendo. Quando o conteúdo é removido, ele não aparece mais para outros jogadores, mas continua disponível para o seu criador, que pode tentar reaproveitar o trabalho de alguma forma.

Desde que foi lançado em 2009, o WhatsApp implementou aos poucos funções que, hoje, são indispensáveis no cotidiano dos seus usuários. O aplicativo, que foi além do envio de mensagens, está sendo um aliado nos últimos dias para as pessoas que resolveram ficar de quarentena em casa por conta da proliferação do novo coronavírus.

Na tentativa de evitar o marasmo durante o período de isolamento, em combate à disseminação desproporcionada da doença, algumas pessoas estão buscando meios de se divertir com discernimento no conforto de seus lares, mas sem deixar a tecnologia de lado. Já que a aglomeração em lugares públicos foi banida mundo afora, buscar segurança na própria casa é uma solução para quem deseja espantar a infecção do Covid-19.

##RECOMENDA##

Para quem deseja ir além de um bate-papo digitado no WhatsApp, o LeiaJá lista cinco jogos para amigos e familiares aproveitarem o entretenimento virtual.

Quizur

Desafio da amizade. É assim que o Quizur se destaca quando é direcionado para grupos do WhatsApp. Ao entrar no site, a pessoa terá que montar opções de gostos para os amigos adivinharem qual a resposta certa. No final da brincadeira, um ranking com os nomes da galera direciona quem acertou mais perguntas.

Stop

Se lembra do famoso jogo manuscrito que evidencia nomes, lugares, artistas, entre outros, apenas com uma letra? Pois bem, esse é o caso do Stop, que on-line resgata a mesma essência da dinâmica original. Para quem deseja ultrapassar barreiras, o site dá opção de brincar com os amigos em outros idiomas.

Ludo King

Nas décadas de 1980 e 1990, reunir os amigos em casa para brincar com jogos de tabuleiro rendia muita diversão. Em tempos de coronavírus, o Ludo King é uma boa pedida aos que decidiram se isolar. Longe do contato físico, as pessoas podem brincar virtualmente com suas turmas, regadas pela nostalgia que o jogo proporciona. Lançado em 2016, o aplicativo do Ludo King está disponível nas plataformas Android, iOS, Kindle e Windows Phone.

Triple Agent!

Sabe o clássico jogo Detetive? Então, o Triple Agent possui o mesmo segmento. Nesta versão, o app proporciona em dez minutos partidas inteligentes de trapaças e achismos. A ideia é que ao completar as operações, os jogadores descubram quem é o agente traidor da atividade.

Uno

As tradicionais cartas não podem ficar de fora do período de quarentena. No WhatsApp, os amigos devem baixar cartas do Uno em um pacote com figuras. Um membro do grupo receberá a incumbência de distribuir no privado as cartas. Após decidir a ordem do jogo, a diversão está garantida. Assim como a versão original, o participante não deve esquecer de digitar Uno ao se livrar da penúltima carta.

Ficar em casa durante a quarentena não precisa ser chato. Ao menos, se você tem uma plataforma de jogos em casa. Enquanto os casos do novo coronavírus não diminuem e não dá para encontrar os amigos por aí, uma solução é procurar games que possam ser jogados remotamente. Dessa forma, passar a quarentena pode ser tudo, menos solitário. Para te ajudar a encontrar quais games permitem o multiplayer remoto, o Leiajá fez uma lista de games que oferecem o recurso. Porém, se você quer jogar algum título que não está nesta lista, saiba que para usuários do PS4 e do Steam isso é possível. Chegue no final da nossa lista e confira como! 

[@#video#@]

##RECOMENDA##

Share Play

O recurso da Sony dentro do PlayStation permite aos jogadores disputarem partidas competitivas e cooperativas sem sair de casa. Juntos e Shalow Now, como diz a canção. Para usar o Share Play é preciso entrar numa sessão de jogo com outro usuário que deve estar na sua lista de contatos da rede PlayStation. Dentro da sessão, selecione o usuário e ative o recurso. O jogador convidado não precisa ter o game, mas é preciso prestar atenção porque alguns títulos são exclusivos para assinantes Playstation Plus e só nesses casos é preciso que ambos façam parte do serviço.

Remote Play Together

Já para os usuários do Steam da versão beta podem aproveitar o  Remote Play Together. Nele você pode convidar os seus amigos do Steam para se juntar, pela internet aos seus jogos. É possível usar os modos cooperativo local, multijogador local ou tela dividida. Até quatro jogadores podem participar. Só o anfitrião precisa ter e instalar o jogo, enquanto os outros jogadores se conectam através da tecnologia de transmissão do Steam Remote Play.

Para usar inicie o Steam. Comece qualquer um dos seus jogos com multijogador local. convide os seus amigos, na sua lista de amigos no Painel Steam e selecione Remote Play Together. Quando eles aceitarem vocês estarão jogando juntos. É possível transmitir vídeo, áudio, entrada e voz entre jogadores, usar os seus próprios controles ou compartilhar o controle do teclado e mouse e acessar o recurso no PC, Mac e Linux.

A empresa Nvidia, responsável pela distribuição de placas gráficas para computadores, revelou na última quinta-feira (19) o DirecX 12 Ultimate, nova tecnologia que promete otimizar o gráfico dos jogos modernos. O recurso estará disponível para computadores e Xbox Series X (Microsoft).

Segundo a empresa, a nova tecnologia deve funcionar nas placas de vídeo GeForce RTX, enquanto que os donos da linha GTX 16 receberão melhorias via software.

##RECOMENDA##

O DirectX 12 pretende facilitar o trabalho das GPUs, tornando mais rápido o carregamento de texturas em máxima qualidade. Entre os jogos testados estão "Minecraft" (Microsoft), que recebeu melhorias de iluminação, e o futuro "CyberPunk 2077" que, segundo a empresa CD Project Red, foi desenvolvido para computadores que suportam a nova tecnologia.

O DirectX12 está programado para o final de 2020, ainda sem data específica.

A Microsoft, dona da marca Xbox, anunciou os próximos jogos que irão compor seu serviço por assinatura, o Gamepass. O destaque é o "Bleeding Edge" (Ninja Theory), game com foco no multiplayer que estará disponível a partir de 24 de março, simultâneo ao lançamento para Xbox e PC.

 Os jogos "Ace Combat 7: Skies Unknown" (Bandai Namco), "Kona" (Parabole) e "The Surge 2" (Focus Home Interactive) estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (19).

##RECOMENDA##

No dia 26 de março, o game de luta "Power Rangers: Battle for the Grid" (nWay Games) também estará disponível para os assinantes do serviço.

O Xbox Game Pass é um serviço de assinatura da Microsoft que oferece aos seus assinantes uma biblioteca com mais de 100 jogos para baixar e jogar. Os games são atualizados mensalmente, e o serviço está disponível tanto para Xbox, por R$29/mês, quanto para Windows (PC) R$13,99/mês.

Todos os serviços online da gigante japonesa de videogames Nintendo foram suspensos na manhã desta terça-feira (17) devido a uma pane.

“Atualmente, um problema afeta nossos serviços online. Estamos nos esforçando para resolvê-lo o mais rápido possível. Agradecemos sua paciência”, declarou a empresa no Twitter, sem especificar a origem do incidente ou fornecer uma estimativa da hora em que o serviço seria restabelecido.

##RECOMENDA##

A falha afeta o conjunto de consoles da Nintendo, incluindo seu modelo principal, o Switch ou o 3DS e o Wii U.

Muitas plataformas de jogos online enfrentaram desafios técnicos nos últimos dias devido ao grande número de conexões, por conta da quantidade crescente de usuários em todo o mundo que estão confinados em suas casas para limitar a propagação do coronavírus.

No domingo, o serviço Xbox Live da Microsoft também teve problemas operacionais devido ao grande número de conexões. No momento, não se sabe se os problemas sofridos pela Nintendo na manhã desta terça-feira são da mesma natureza.

O Campeonato Brasileiro de League of Legends e o Circuito Desafiante do jogo foram suspensos por conta do COVID-19. Em comunicado à imprensa a Riot Games, responsável pela organização do evento, informou que a decisão foi tomada por conta das novas medidas e recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Por enquanto, a decisão da Riot deve durar 15 dias. A respeito da possibilidade de realização remota de torneios, como ocorre com o Circuito Desafiante, a empresa não considera viável porque a operação ainda envolveria a reunião presencial de profissionais de transmissão e operação, além de equipes envolvidas nas atividades dos times profissionais em seus locais de trabalho. 

##RECOMENDA##

Em todo o país os Governos Estaduais estão estabelecendo a suspensão de eventos que gerem aglomerações como medida protetiva, para evitar o contágio do novo coronavírus. A epidemia, que já causou a primeira morte no Brasil, exige cuidados redobrados de higiene e, em alguns estados, a quarentena voluntária.

A Sony anunciou nesta terça-feira (17), que planeja revelar mais sobre as características de hardware do PlayStation 5. A empresa fará um evento especial no dia 18 de março, em que deverá dar um "mergulho profundo" no console de próxima geração. No Twitter, a conta oficial do videogame, informou que o responsável por passar os detalhes das configurações do dispositivo será o arquiteto de sistemas Mark Cerny.

O anúncio do evento especial confirmou que o nome do console será mesmo PlayStation 5, seguindo a tradição da empresa. Ano passado, a Sony revelou alguns detalhes que estatão no videogame como uma CPU de oito núcleos (que será baseada na linha Ryzen de terceira geração da AMD) e uma GPU personalizada baseada no hardware Radeon Navi da AMD. O console também suporta resoluções de 8K, áudio 3D, jogos em 4K a 120Hz, uma opção de menor consumo de energia e inclui um SSD ultra-rápido dentro do novo console.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

A transmissão do evento deverá acontecer via blog oficial do PlayStation e o canal oficial da marca no YouTube. Ela está marcada para às 9h da manhã, horário dos EUA, equivalente às 13h, horário de Brasília.

Durante a transmissão de uma partida do jogo "Free Fire" (Garena), realizada na noite de quarta-feira (11), o jogador Everton UBiTA proferiu ofensas e ameaças a namorada do jogador VrauNelas e acabou demitido de sua equipe.

A equipe brasileira de jogos eletrônicos paiN Gaming anunciou na noite de quinta-feira (12), em seu Twitter, o desligamento de UBiTA. "Em nossos 10 anos de história, sempre movemos esforços para a construção de um cenário cada vez mais respeitoso e ético", afirmou o post, complementando que nenhum de seus integrantes estão acima dos valores da equipe.

##RECOMENDA##

A publicadora responsável pelo game "Free Fire" também puniu UBiTA afastando-o de campeonatos oficiais por tempo indeterminado. Após o encerramento da temporada de 2020 será avaliado se o jogador estará apto a voltar as partidas.

UBiTa declarou em seu Instagram que está tranquilo quanto ao acontecido e que vem recebendo xingamentos em suas redes. "Muita gente está vindo me xingar de uma forma racista. Ninguém é inocente nessa história", afirmou.

O jogador havia sido contratado pela paiN Gaming em agosto de 2019 para compor o time New X, que foi vencedora da 2ª temporada da Pro League de "Free Fire".

Após o cancelamento da feira de jogos E3 2020, o chefe da divisão da Xbox, Phil Spencer, anúnciou pelo Twitter que a empresa não deixará de mostrar suas novidades e que fará isso via streaming. "A E3 sempre foi um momento importante para a equipe Xbox. Dada esta decisão, este ano celebraremos a próxima geração de jogos com a comunidade Xbox e todos que gostam de jogar através de um evento digital", publicou.

Spencer também declarou que mais informações, como datas e horários serão divulgadas nos próximos dias. O gerente de marketing da divisão da Xbox, Aaron Greenberg, também comentou a publicação de Spencer, dizendo que o público pode aguardar muitas novidades e que tudo será mostrado online.

##RECOMENDA##

A E3 existe desde 1995 e é considerada o maior evento de games do mundo. A organização da feira confirmou o cancelamento da edição de 2020 por causa da propagação do coronavírus. Além da Microsoft, outras empresas, como a Ubisoft, declararam em suas redes sociais que estudam outras maneiras de divulgar seus eventos por meio das plataformas digitais.

Duas estudantes brasileiras venceram o desafio Change the Game, do Google e tiveram suas ideias transformadas em jogos mobile. Isabela Fernandes, de 17 anos e Letícia Araújo, de 16 anos participaram da competição voltada para meninas entre 15 e 21 anos de todo país e passaram na frente de mais de 3 mil inscritas. 

O Save The World Like a Girl, ideia da Isabela Fernandes, que mora em Minas Gerais, é um jogo que mistura aventura, luta e história. Além de desafiador, o game conta com importantes mulheres da História da humanidade e da ciência como Cleópatra e Marie Curie. Já o jogo de quebra-cabeça, Meoweb, ideia da Letícia ensina a linguagem HTML enquanto resolve desafios para salvar gatinhos de apuros. São diversas fases para aprender a linguagem de programação enquanto se diverte.

##RECOMENDA##

De acordo com a empresa, a intenção do desafio é aumentar o interesse de mulheres para o desenvolvimento de jogos. Segundo um levantamento realizado pela Game Brasil em 2018, nos últimos anos, a participação feminina cresceu 38% entre os profissionais no mercado. Apesar deste número, as empresas que trabalham no segmento de games contam com apenas 20,7% de mulheres contra 79,3% de homens dentre seus desenvolvedores. 

Gamers de todo o mundo voltaram suas atenções para a internet durante toda a manhã, esperando notícias sobre o cancelamento da E3 2020. De acordo com o site oficial do evento, a feira de jogos mais importante do mundo foi realmente cancelada, na tarde desta quarta-feira (11). O motivo seria o mesmo que tem levado ao fim diversos eventos de tecnologia neste primeiro semestre, o aumento dos casos do novo Coronavírus e o medo de uma possível infecção. 

De acordo com o comunicado feito pela Entertainment Software Association (ESA), responsável pela organização da feira, a decisão teria sido tomada após consulta cuidadosa com as empresas-membro sobre a saúde e a segurança dos frequentadores do evento. “Tomamos a difícil decisão de cancelar o E3 2020, programado para os dias 9 e 11 de junho em Los Angeles”, diz o site. 

##RECOMENDA##

“Após preocupações crescentes e esmagadoras sobre o vírus COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes. Estamos muito desapontados por não podermos realizar este evento para nossos fãs e torcedores. Mas sabemos que é a decisão certa com base nas informações que temos hoje.

Nossa equipe entrará em contato diretamente com expositores e participantes com informações sobre o fornecimento de reembolsos completos”, explica a companhia organizadora.

Na dúvida, melhor cancelar

O calendário de feiras tecnológicas costuma reunir novidades importantes das marcas, permitindo sempre que público e imprensa tenham um gostinho prévio do que estar por vir. Porém, com o aumento dos casos do CONVID-19, principalmente nos Estados Unidos e Europa - onde a maioria desses encontros acontecem, grandes corporações têm tomado decisões radicais para evitar o aumento do contágio entre seus clientes e funcionários. Afinal, quanto mais gente aglomerada em um único local, maior as chances de infecção.

Entre os eventos que não devem acontecer este ano, por conta da epidemia, estão a Game Developers Conference, do Google, o F8 do Facebook, a GPU Technology Conference da Nvidia , o Google I / O 2020 , o SXSW em Austin. Até mesmo a Apple estuda o adiamento da Worldwide Developers Conference (WWDC), depois que o Departamento de Saúde Pública de Santa Clara proibiu, na última  terça-feira (10), a realização de reuniões em massa no condado por pelo menos três semanas, contando a partir de 9 de março. A cidade norte-americana é o local em que, geralmente, acontece o evento de programadores da maçã.

A solução está na internet 

Para não perder as datas de entrega grande parte das companhias - como a Huawei, o Google, o Facebook, entre outras, estão optando por fazer transmissões ao vivo. Além disso, muitas dessas empresas - incluindo a Microsoft - começaram a orientar seus funcionários a trabalharem de casa, principalmente, em locais onde os casos do SARS-CoV-2 tiveram aumento.

A própria E3 afirma estar estudando uma possível transmissão digital. “Também estamos explorando opções com nossos membros para coordenar uma experiência on-line para exibir anúncios e notícias do setor em junho de 2020. As atualizações serão compartilhadas no E3Expo.com”, diz o comunicado,

Apesar dos cancelamentos em massa ocorridos neste primeiro semestre, ainda é cedo para afirmar que todos os grandes eventos de tecnologia de 2020 serão adiados para o ano que vem. Entretanto, se até julho às coisas não melhorarem é possível que a única forma de conhecer novos produtos e jogos seja pela tela de um computador ou smartphone. Uma grande perda para quem precisa do network e gostaria de viver a experiência desse tipo de evento. 

Um raro protótipo do Nintendo PlayStation arrecadou US $ 360 mil (cerca de R$ 1.711.079) em um leilão no último fim de semana. O console é apenas um dos 200 consoles criados em 1991, em uma tentativa de parceria entre a Sony e a Nintendo. O comprador do videogame foi Greg McLemore, fundador da Pets.com e Toys.com.

O console é basicamente um Super NES com uma unidade de CD-ROM e é o último de seus companheiros. Os outros 199 protótipos foram destruídos após o fim do acordo entre Sony e Nintendo. A também multinacional japonesa, lançou seu primeiro PlayStation em 1994.

##RECOMENDA##

De acordo com a Polygon , o protótipo do Nintendo PlayStation foi descoberto por um homem chamado Terry Diebold, dentro de uma caixa com coisas do ex-CEO da Sony Computer Entertainment, Olaf Olafsson. Os dois haviam trabalhado na Advanta Corporation e, quando a empresa faliu, o console foi um dos muitos itens que acabaram em leilão privado, e foi assim que a Diebold o adquiriu.

O novo dono do videogame pretende acrescentá-lo a uma coleção com mais de 800 máquinas operadas por moedas, além de jogos, revistas e arte menores, que serão usadas para criar um museu permanente. Vale lembrar que, em 2019, o PlayStation completou 25 anos de existência.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando