UFPE abre processo seletivo para intercâmbio

São 15 bolsas para estudantes pernambucanos, com destino em Portugal e na Espanha

por Anderson Santos seg, 22/08/2011 - 20:14

Uma oportunidade única para os estudantes pernambucanos que desejam fazer intercâmbio na Europa foi aberta hoje e se estenderá até a próxima sexta-feira (26). Tratam-se dos programas de Bolsas Luso-Brasileiras e Ibero-Americanas Santander Universidades. Por meio desses dois programas, 15 vagas de bolsas estão sendo oferecidas. Desse total, 10 vagas serão destinadas para os estudantes que têm interesse em ir para Portugal, sendo que duas serão destinadas à inclusão social. Outras cinco vagas estão sendo oferecidas para quem deseja estudar na Espanha. Nesse país, apenas uma vaga será para inclusão. Para concorrer, os estudantes dos três campi da UFPE deverão realizar pré-inscrição no site do Santander, e a inscrição no Corpo Discente, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Além disto, é imprescindível que os mesmos atendam a alguns requisitos. São eles:

· Estar regularmente vinculado à UFPE e matriculado em componentes curriculares no semestre letivo 2011.2

· Ter ingressado na Universidade através do vestibular no curso ao qual está vinculado; no caso do estudante que possua duplo vínculo, somente poderá concorrer por um único curso;

· Possuir média geral igual ou superior a sete;

· Não constar no histórico escolar reprovação ou cancelamento com ônus em componentes curriculares;

· Ter concluído 40% da carga horária total do curso quando da inscrição;

· Não ter participado do programa de intercâmbio da UFPE com ou sem bolsa;

· Não pode ter vínculo institucional com cursos da UFPE em que já houve estudantes que participaram das edições anteriores dos programas de bolsas financiados pelo Santander.

Para conferir a lista de cursos que estão sendo oferecidos, os interessados podem consultar o edital dos programas no site. Para os estudantes que ingressarem na bolsa luso-brasileira, o valor que será disponibilizado é de 3.300 euros para seis meses de estudos. Já a bolsa ibero-americana é de 3.000 euros para mesmo tempo de estudos. Os selecionados terão passagens aéreas dentro dos critérios de inclusão social, ou seja, aqueles que concluíram os três anos do Ensino Médio de forma integral e exclusiva em escola pública municipal ou estadual do Estado de Pernambuco. Não se enquadram nessa situação aqueles que concluíram o Ensino Médio em estabelecimentos vinculados a instituições federais e estaduais de Ensino Superior e aqueles que obtiveram o Certificado de Ensino Médio por exame supletivo com menos de 18 anos completos.

Os documentos necessários para realizar a inscrição podem ser conferidos no edital do programa. O candidato só poderá se inscrever em um dos programas de bolsas. As listas de classificação e seleção serão divulgadas no dia 31 deste mês. Caso não haja candidatos que satisfaçam o critério de inclusão social, as bolsas remanescentes serão alocadas aos estudantes da lista geral de cada um dos programas de bolsas.

Mais informações
(81) 2126.8006
cci@ufpe.br

COMENTÁRIOS dos leitores