Uma verdadeira escola de samba

Ritmo é introduzido por professor em aulas como forma de educação

por Nathan Santos qua, 22/02/2012 - 13:28

Samba combina muito com Carnaval. Isso ninguém pode negar. No entanto, para muitas pessoas o ritmo pode não combinar com educação na escola. Já para um professor de Cubatão, em São Paulo, samba se aprende na escola. É o professor de cultura popular, Antonio Cesar Lins Rodrigues. O profissional desenvolve com alunos da rede pública da Baixada Santista um projeto interdisciplinar denominado Escola de Samba. Na ação, participam estudantes de faixa etária de 8 a 10 anos de idade, do ensino fundamental.

Para o professor, o samba possui um valor cultural que ajuda no processo educativo. “O samba, com a sua riqueza semântica, sócio-histórica e esteticorreivindicatória, é um campo do saber que se entremeia na seara disciplinar”, explica o professor.

A atividade de Antonio é realizada por meio de seleção das músicas que são apresentadas nas aulas. Na maioria das vezes, ele utiliza canções que fazem parte da história do samba. De acordo com ele “as crianças têm contato com as obras desses compositores e trazem suas experiências com o samba como sugestões. Todas são acatadas e, a partir delas, fazemos o nosso planejamento”, conta.

O professor descreve como o processo educacional é realizado nas aulas através do ritmo. “Discutimos juntos a etimologia das palavras, procurando perceber todas as mensagens sugeridas pelas músicas”, relata Antonio. Além disso, os alunos aprendem a tocar instrumentos musicais.

Outro fator importante é o fato da abordagem que é feita em relação a questões sociais, como por exemplo a desvalorização da figura feminina. “Ao interpretarmos a letra da música, percebemos o tom sexista presente em algumas partes, o que nos levou a questionar o papel da mulher na sociedade machista”, exemplifica o professor.

Antonio tem licenciatura plena em pedagogia e em educação física e leciona há 27 anos. O professor começou a desenvolver o trabalho no ano de 2008, introduzindo a cultura popular no currículo escolar.  

Com informações do Ministério da Educação - Fátima Schenini

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