Educadores do Ensino Médio discutem metodologias na BA

Metodologias de professores foi tema de palestra em encontro na Nassau de Salvador

qua, 30/05/2012 - 15:46

Buscar soluções cada vez mais eficientes para que os jovens estudantes possam ter uma formação qualificada e um futuro melhor. Foi isso que motivou a Faculdade Maurício de Nassau de Salvador, na Bahia, a promover o 5° Encontro de Educadores do Ensino Médio, em um evento aberto aos professores da rede particular e pública de ensino, que ocorreu na tarde desta terça-feira (29), no auditório da Faculdade.

Na tarde atípica, os educadores puderam renovar seus conhecimentos sobre a importância de saber lidar com os alunos, aprender com eles e sobre como manter um acompanhamento inteligente, no percurso atual da educação.

Na oportunidade, o Doutor e Mestre em Didática, Vasco Moretto, que ministrou a palestra “Como o aluno aprende e como devemos ensinar”, trouxe para os educadores a reflexão de que os professores têm que contribuir para a formação dos alunos de forma sábia. “Nós não podemos levar para os alunos apenas a informação pela informação, temos que contribuir para enriquecer os conhecimentos deles. Os livros, por exemplo, são apenas suportes para nós educadores, não podemos ser escravos deles. É preciso utilizar a inteligência e sermos críticos", disse.

O docente ainda ressaltou que existem vários modelos representativos para aplicar o ensino, e que o aluno tem que sair da escola como um transformador social, e não um mero repetidor de conteúdo mecânico. Janaina Keiroski, professora do ensino médio da escola pública, declarou que foi muito importante ter participado do encontro e que muitos dos conteúdos abordados levará para praticar com seus alunos. A professora ainda lembrou que é preciso valorizar mais estes profissionais que investem tanto na sua formação.

“Inovação e Motivação: forças da educação no século XXI”, do especialista em Docência do Ensino Superior, Walewsky Lima, foi o outro tema que despertou uma amplo debate entre os professores sobre  a importância de não esperar pelo poder público para fazer a mudança, mas em ser o desbravador para  produzir uma melhor educação. Entre suas falas o especialista destacou que a internet é um poderoso instrumento para obter formação pessoal e que contribui para a formação dos alunos. “Não devemos ter medo do novo, temos que aproveitar todas as ferramentas que a internet proporciona, por exemplo, e investir na nossa formação para melhor atender os nossos alunos”, destacou. 

A estudante do primeiro semestre de psicologia da Nassau, Cristiane Santos, não perdeu a oportunidade de obter formação para aplicá-la na sua vida pessoal e profissional. “Estou saindo desta palestra com um olhar ampliado sobre a questão educacional”, relatou.

COMENTÁRIOS dos leitores