Pronatec Copa inscreve até esta terça-feira

As vagas são para 32 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos em 62 municípios

por Dulce Mesquita seg, 30/07/2012 - 12:25
SXC (cc) Keb

O Pronatec Copa inscreve até esta terça-feira (31) para cursos profissionalizantes gratuitos. Os interessados podem se inscrever pela internet, no site do programa.

Nesta edição, serão contemplados 62 municípios de Alagoas, Amazonas, Bahia, ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Serão realizados cursos de agente de informações turísticas, agente de viagens, atendente de lanchonete, auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de agenciamento de viagens, baratender, camareira em meios de hospedagem, chapista, churrasqueiro, copeiro, cozinheiro industrial, garçom básico, masseiro, mensageiro emmeio de hospedagem, mestre de cerimônias, monitor ambiental, organizador de eventos, padeiro, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, salgadeiro, sommeler e sushiman, além de cursos de espanhol, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Em todos os cursos, a idade mínima exigida é de 18 anos. No cadastro de inscrição, o aluno saberá a escolaridade exigida para cada curso. Apenas as pessoas que, comprovadamente, trabalham com o turismo poderão fazer os curso de inglês e espanhol.

As aulas são presenciais e têm carga horária entre 160 e 360 horas/aula. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em outubro de 2011. Só o Pronatec Copa, fruto de uma parceria entre os ministérios da Educação e do Turismo está oferecendo 40mil vagas por semestre. Os participantes também receberão auxílio estudantil, entre alimentação e transporte. As aulas são realizadas através do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional.

COMENTÁRIOS dos leitores