Professores deixam de lado aumento em contraproposta

Informação está presente em contraproposta entregue ao Ministério do Planejamento pela presidente do Andes-SN, Marinalva de Oliveira

por Nathan Santos qui, 23/08/2012 - 16:31

A Agência Brasil divulgou que nesta quinta-feira (23) a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Marinalva de Oliveira, esteve no Ministério do Planejamento. O objetivo foi protocolar uma contraproposta dos professores à pasta, apesar de o governo ter encerrado as negociações com a categoria desde o dia 3 deste mês, quando assinou acordo com o Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).



O Proifes representa a minoria dos professores e as entidades de classe da maioria, o Andes-SN e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), não aceitaram a proposta do poder público de reajuste de 20% a 45%.



Marinalva afirmou que na contraproposta os docentes deixam de lado o aumento e preferem a reestruturação da carreira. Segundo a agência, o documento pede que, a cada degrau de progressão, os professores tenham reajustes de 4% - anteriormente, o percentual desejado era 5%.



"Antes, pleiteávamos R$ 2,5 mil, salário inicial considerado ideal pelo Dieese”, declarou a presidente, conforme informações da Agência Brasil. A assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento afirmou que a negociação está encerrada.



Com informações da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores