Conciliar uma dupla jornada é o desafio de muitos jovens

O planejamento é a melhor opção de quem enfrenta o trabalho e os estudos

por Adriana Luíza sab, 22/09/2012 - 00:00

Com o mercado cada vez mais exigente realizar um curso superior tem sido a prioridade de quem deseja uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, trabalhar durante o dia e estudar a noite são rotinas comuns para muitos jovens que estão na faculdade. O cansaço e a grande demanda no trabalho atrapalham, muitas vezes, o desempenho de quem deseja realizar os estudos com qualidade. Quem enfrenta essa rotina se questiona sobre como conciliar o trabalho sem atrapalhar os estudos.

A estudante de engenharia química, Thaiane Ferreira, 19 anos, é um exemplo dessa realidade. Ela trabalha como operadora de telemarketing durante o dia e a noite vai para a faculdade.  “Saio de casa de manhã, passo o dia todo fora e a noite venho para a faculdade, é muito cansativo”, declara a estudante que trabalha seis horas por dia.

Quando precisam conciliar trabalho com estudos, os alunos podem enfrentar problemas de rendimento. Ao sinal das primeiras dificuldades muitos desistem. E os que chegam até o fim do curso, algumas vezes, podem enfrentar a reprovação em algumas disciplinas.

Para a pedagoga da Faculdade Joaquim Nabuco, em Paulista, Ana Paula Abrahamian, a grande dificuldade é não planejar um cronograma que atenda às duas necessidades. “Muitos alunos desistem por não planejarem uma rotina que contemple estudos, cuidados com a alimentação e uma boa noite de sono”, declara Ana Paula.

Ainda segundo a pedagoga não existe uma receita para conseguir exercer todas as atividades com êxito. Para ela, o estudante deve planejar uma rotina de estudos com um cronograma que atenda a todas as disciplinas. “Criar estratégias de estudo e nunca se esquecer de cuidar da saúde, alimentação, procurar realizar alguma atividade física podem se algumas dicas de quem enfrenta essa realidade”, completa.

Saber administrar a dupla jornada exige organização. Não adianta fazer a faculdade de qualquer maneira, o mercado deseja profissionais capacitados e preparados, muitas empresas ao realizar uma seleção busca o histórico do profissional durante a faculdade.

Para o empresário e estudante de ciências contábeis, Marcos Penha não basta só acompanhar as aulas e não ter um momento para se dedicar para o estudo. “Não adianta se formar e fazer o curso de qualquer maneira, todo curso exige dedicação, foco e objetivos definidos. Quero ser um profissional que vai fazer a diferença”, declarou o estudante que se reúne com os colegas para fazer grupos de estudos.

Confira algumas dicas para conseguir aliar a dupla jornada:

# Planejamento (Criar cronogramas de estudo que contemplem todas as disciplinas);

# Realizar grupos de estudos;

# Realizar exercícios físicos;

# Ter cuidados com alimentação;

# Dormir pelo menos 8 horas de sono;

# Ter um ambiente adequado para estudo longe de barulhos.

COMENTÁRIOS dos leitores