Alunos aprendem física num parque de diversões

Projeto tem como objetivo incentivar o aluno a perceber as questões ligadas à física de forma lúdica e prazerosa

por Lidiane Dias qua, 26/09/2012 - 17:06
stock.xchng Questões de inércia podem ser trabalhadas com a montanha russa stock.xchng

Anualmente, alunos das escolas estaduais Maria Amália e São Miguel, localizadas no Recife, participam do “Projeto de ciências – estudando física no parque de diversões”. Idealizado pelo professor de física João Marcelo Mendes, o projeto atende alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio. O objetivo é incentivar o estudante a perceber as questões ligadas à física de forma lúdica e prazerosa.

“Muitos professores reclamam do desinteresse dos alunos nos estudos, mas precisam encontrar meios que possam motivar o aluno, novas estratégias de ensino para chegar ao objetivo, que é o aprendizado efetivo. Uma maneira que procurei fazer com que esse aprendizado acontecesse foi levando os alunos ao parque de diversões e trabalhando com eles questões de física na prática, de maneira lúdica e interativa”, declara o professor.

Noções de educação ambiental e respeito ao próximo também são abordadas no projeto. De acordo com o professor, a mudança no comportamento do aluno em sala de aula, se mostrando mais interessado pelos estudos, pode ser percebida após atividades desse tipo. Além de física, o professor também leciona biologia, matemática e ciências.

Em entrevista ao Portal LeiaJá, o professor João Marcelo Mendes fala sobre o projeto, a importância das atividades extraclasse e o aprendizado dos alunos.

1 – Quando começou o projeto e como ele funciona?

Alunos das duas escolas participam desse projeto, que acontece anualmente com uma parceria entre as escolas e o Mirabilandia Parque de Diversões, em Olinda. Alunos de todas as séries participam. Como os passeios são em dias letivos (dias de aula), o parque disponibilizou um CD com atividades pedagógicas para serem desenvolvidas no parque e na escola, tornando o passeio uma aula motivadora e divertida. Desde 2011 fazemos esse trabalho, que tem dado certo, pois os alunos estão mais interessados quanto às questões de cálculo, em matemática, por exemplo. Uma aluna do 7º ano, Julia Maria, estava desmotivada, com dificuldade de aprendizagem. A partir dessas atividades fora da escola, ela começou a se interessar mais pelas aulas de matemática, e hoje está conseguindo melhorar seu desempenho. 

2 – Como os estudantes podem aliar as atividades durante o passeio com o que é ensinado na escola? 

Procuro trabalhar com eles as questões na escola e depois a complementação, numa aula prática nos brinquedos. São abordadas questões pertinentes à física, tais como: inércia (na montanha russa, bate-bate); força, trabalho, potência e gravidade (no brinquedo THUNDER); e transformações de energia (elétrica em cinética). Procurei fazer com que os alunos percebessem as forças que agiam sobre eles e a relação com os brinquedos. Um exemplo de atividade desenvolvida foi a seguinte: mostrei a eles a trajetória da montanha russa no começo, quando ela começa a subir, então eles perceberam que subia lentamente (força da gravidade que faz com que os corpos sejam atraídos pela Terra); ao descer, ela vai com uma velocidade maior, o que se explica pelo mesmo motivo (gravidade), com a força peso das pessoas com o brinquedo caindo a velocidade tende a ser maior, devido a força gravitacional (relação força/peso). Já no bate-bate, quando um carro se choca com outro a colisão faz com que o corpo de quem está dentro se projete para frente (noções de inércia). Enfim, são desenvolvidas atividades que, na prática, eles percebem de forma lúdica e prazerosa.

3 - Quais assuntos foram abordados durante o passeio?

Assuntos como: inércia, força, trabalho, energia cinética, energia elétrica (importância), trajetória, movimento retilíneo uniforme, gravidade. Assuntos abordando meio ambiente também são discutidos, quando envolvemos os alunos na questão da limpeza do parque, eles são orientados quanto à preservação ambiental. Uma parceria com todos os professores no sentido de motivar o aluno às práticas éticas e responsáveis, em especial a professora Edna Paixão, me ajuda nessas aulas passeio.

4 - Como as atividades são desenvolvidas? Que turmas participam do passeio?

As atividades acontecem ao longo do ano, na sala de aula, com todas as turmas, de preferência de física do 9º ano, o que não impede que os temas sejam abordados em outras turmas, por uma questão de conhecimento geral. Fizemos três passeios esse ano, com variadas turmas.

5 - Qual sua opinião sobre as atividades extraclasse e o aprendizado dos alunos?

Muitas vezes se fala no desafio que é o professor encontrar atividades motivadoras e prazerosas para explicar física na sala de aula. Quando pensei em realizar essas atividades, primeiro pensei nesse desafio como uma ferramenta importante, mas não é somente ele que norteia esse processo, a parceria que fiz com os alunos e os outros professores, juntamente com a direção da escola, caminhando juntos, buscando estratégias diversificadas, é muito importante. Percebemos que o trabalho em conjunto, e dando responsabilidades para eles (os alunos) serem atores direto no aprendizado, complementando esse processo de aprendizagem em casa também, estudando, lendo, buscando compreender os conceitos verificados, é o que torna o projeto eficaz. 

6 – E o que os alunos acham dessas aulas?

Eles adoram porque sabem que é uma aula diferente, sem ‘quadro’. Eles aprendem brincando. Muitos deles nos procuram depois do passeio, dizendo que melhoraram muito no aprendizado por causa dessa atividade diferente.

Abaixo, você pode conferir algumas questões abordadas durante a aula passeio no parque de diversões.

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