Novidades no aniversário de 18 anos do Espaço Ciência

Exposição, novos experimentos científicos e sessões no planetário digital marcam a data

por Lidiane Dias qui, 27/09/2012 - 14:29
Chico Peixoto/LeiaJáImagens A programação de aniversário começa às 10h desta sexta-feira (28) Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Nesta sexta-feira (28), o Espaço Ciência comemora 18 anos. A programação de aniversário começa às 10h, com inauguração da exposição NanoExplora, novos experimentos científicos e sessões no planetário digital.

Na exposição NanoExplora, o Espaço Ciência é pioneiro em dispor de um microscópio de tunelamento (varredura atômica), onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo “visualizar átomos”. Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, onde o visitante é convidado a participar da simulação do que acontece na escala atômica. A exposição aborda ainda vários aspectos sobre a nanotecnologia e suas aplicações. 

Também estará disponível para o público o planetário digital, que permite a observação de cerca de nove mil estrelas, objetos de fundo de céu visíveis a olho nu e a Via-Láctea. O planetário ainda simula viagens na superfície da Terra, viagens no tempo e no espaço sideral.

O Espaço Ciência fica no Complexo de Salgadinho, Parque Memorial Arcoverde, em Olinda. Outras informações pelos telefones (81) 3241-3226 / 3301-6140 / 3183-5528.

Conquistas ao longo dos anos

O Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, é um centro interativo de divulgação científica, onde o visitante pode explorar o mundo da ciência de forma agradável e divertida. O museu é equipado com centenas de experimentos em áreas como física, química, biologia, matemática, geografia e história. Ele ocupa uma área de aproximadamente 12 hectares e é o maior ao ar livre da América Latina. Anualmente, recebe cerca de 150 mil visitantes.

Grande parte da experiência ultrapassa os limites físicos do Espaço Ciência, desde a criação da instituição, em 1994. Um exemplo disto são as unidades móveis Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos. Só em 2011, os dois programas itinerantes realizaram 63.310 atendimentos em 78 municípios.

Em parceria com as universidades pernambucanas, o museu realizou a formação de professores da rede pública dentro do projeto “Novos Talentos” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Espaço Ciência também conta com a colaboração de importantes instituições nacionais e internacionais para desenvolver atividades no campo da divulgação e museologia científicas.

Para complementar seus programas de educação científica, o Espaço Ciência promove há 18 anos a Ciência Jovem. Em 2011, a feira recebeu 306 trabalhos de todo o Brasil. Paralelamente, desde 2010 são montados museus e polos de divulgação em cidades do interior de Pernambuco.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ano passado passou a ser coordenada no Estado pelo Espaço Ciência, teve a participação de 37 municípios, 491 instituições e disponibilizou 1373 eventos para a população, superando edições anteriores tanto no quantitativo de público envolvido como no sentido de contribuir para que a população pudesse conhecer e discutir a relevância e o impacto das pesquisas científicas e de suas aplicações.

Destacam-se ainda os programas sociais voltados para a formação de jovens de baixa renda das comunidades, não apenas do entorno do Espaço Ciência, mas de diversas partes da Região Metropolitana do Recife. O CLICidadão atende jovens, adultos e idosos no intenso trabalho de inclusão social e digital; o Gepetto atua na capacitação e orientação para confecção de brinquedos educativos; e o Jardim da Ciência oferece curso profissionalizante de jardinagem para jovens e adultos.

COMENTÁRIOS dos leitores