UnB irá retificar o edital do primeiro vestibular 2013

A medida atende à determinação do MEC sobre a aplicação imediata da Lei de Cotas. Estudantes já inscritos não serão prejudicados

por Dulce Mesquita sex, 05/10/2012 - 09:22
Wilson Dias/ABr As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro Wilson Dias/ABr

A Universidade de Brasília (UnB) irá retificar o edital do primeiro vestibular 2013. A medida visa cumprir a orientação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre a aplicação imediata da chamada Lei de Cotas, que determina a reserva de 50% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

O vestibular 2013 oferece 2.092 vagas em 96 cursos. Outras 2.092 vagas serão oferecidas pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). A UnB já tinha uma cota para negros, mas agora terá que reformular as regras para atender à nova regulamentação. “A UnB já vinha com uma decisão consagrada, o sistema de cotas para negros, considerado referência pelo Supremo Tribunal Federal. Temos agora de ajustar a questão social, quanto à escola pública e à renda, atendendo a uma lei aprovada pelo Legislativo e que resultou, portanto, de um acordo político universal”, afirmou o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior.

De acordo com o decano de Ensino de Graduação da UnB, José Américo Garcia, os alunos que já efetuaram a inscrição não serão prejudicados com a retificação do edital. “Os candidatos já inscritos não perderão a inscrição, tampouco deixarão de concorrer. Criaremos um mecanismo de forma que aquele que já efetuou sua inscrição tenha um período para optar pela forma de ingresso, isto é, se deseja ou não concorrer pelo sistema de cotas previsto pela lei”, afirmou. “No momento da inscrição, o aluno vai apenas se autodeclarar. Se aprovado no vestibular, deverá comprovar, no momento da matrícula, se atende, de fato, aos requisitos da lei”, explicou.

Processo seletivo

As inscrições para o primeiro vestibular da UnB podem ser feitas até o dia 16 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da Cespe, comissão organizadora do processo seletivo.

A taxa de inscrição para os candidatos custa R$ 110. Já os estudantes que desejam fazer o vestibular por experiência, os chamados “treineiros”, pagar R$ 85.

A solicitação de isenção da taxa pode ser feita no mesmo período das inscrições. Para ser beneficiado, o candidato precisa ser membro de uma família de baixa renda e ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O Governo do Distrito Federal também para a taxa do vestibular dos estudantes da rede pública de ensino do DF.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro, nas cidades de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal, e também em Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). No primeiro dia, os candidatos farão as provas de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes (artes cênicas, artes visuais, música), filosofia e sociologia,  além da redação. Já no segundo dia será a vez dos exames de biologia, física, química e matemática.

Os estudantes que tiverem interesse em ingressar nos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas (bacharelado/licenciatura), artes plásticas (bacharelado/licenciatura), desenho industrial (bacharelado), música (bacharelado), música (licenciatura) e educação artística: música (licenciatura) deverão possuir o Certificado de Habilidade Específica emitido pelo Cespe/UnB. As inscrições para a 2ª Certificação de Habilidade Específica de 2012 estarão abertas até o dia 16 de outubro, no site da Cespe.

COMENTÁRIOS dos leitores