Rede estadual de ensino de PE anuncia novas matrículas

Já nesta quinta-feira (1º) começará o período da matrícula 2013

por Nathan Santos qua, 31/10/2012 - 16:10
Nathan Santos/LeiaJáImagens Secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, destacou as novidades do ingresso para 2013 Nathan Santos/LeiaJáImagens

As novidades sobre a matrícula 2013 da rede estadual de ensino de Pernambuco foram anunciadas na tarde desta quarta-feira (31), na sede da Secretaria de Educação (SE), no bairro da Várzea, Recife. No total, serão 127 mil novas vagas, em que dessas, 56 mil são para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e 71 mil para o interior do Estado. O procedimento de matrícula para novos alunos já iniciará nesta quinta-feira (1º) e seguirá até o dia 27 de novembro, apenas pela página eletrônica da SE. No mês de dezembro, do dia 1º a 21, a matrícula poderá ser feita pelo telefone 0800-286-0086. Os estudantes já matriculados em 2012 têm renovação de matrícula automática, até para quem abandou a escola ou reprovou. Para esse grupo, são 564 mil vagas. Para os que saem da rede municipal para a estadual são 80 mil.

A novidade é que as matrículas pela internet poderão ser realizadas em todo o Estado, uma vez que há três anos apenas a RMR usava o serviço. Entretanto, de acordo com a secretária Executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi, “tem vaga para todo mundo e depois do período de matrícula, quem não conseguiu poderá procurar uma escola próxima da sua residência”. O novo ano letivo iniciará no dia 4 de fevereiro de 2013.

Serão quase 42 mil vagas para o ensino fundamental, sendo três mil para os anos iniciais (1º ao 5º ano), além de mais de 38 mil para os anos finais (6º ao 9º ano). Já para o ensino médio, haverá 51 mil vagas, em que dessas, serão 41 mil para escolas regulares e cerca de dez mil para escolas nos regimes integral e semi-integral. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também será atendida com 33 mil novas vagas, com 22 mil para o ensino fundamental e quase 11 mil para o ensino médio. Segundo Margareth Zaponi, no ano passado foram registradas 813 mil matrículas, já para este ano “a previsão é que sejam realizadas um total de 771 mil”, disse a secretária, destacando que esses números correspondem tanto a novos estudantes quanto aos veteranos.

A rede estadual possui 1.101 escolas, e dessas, 112 não disponibilizarão novas vagas, como a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana. De acordo com o secretário de educação, Anderson Gomes, “50 novas escolas de referência devem ser criadas no próximo ano em todo o Estado e estamos trabalhando para que até mais sejam feitas”. Se esse número for alcançado, Pernambuco passará a te 267 escolas de referência.

Confirmação de matrícula

De 7 a 11 de janeiro de 2013 será o período de efetivação de vaga para os alunos que já estão na rede estadual de ensino, bem como os oriundos de escolas municipais. Para quem vai fazer a matrícula pela Internet ou pelo telefone, terá que confirmar o cadastro do dia 14 a 18, também de janeiro. Segundo informações da assessoria de comunicação da SE, as vagas remanescentes serão colocadas à disposição do público de 23 a 25 de janeiro. Todas as confirmações deverão ser realizadas nas próprias escolas escolhidas.

Nova Lei de Cotas

Segundo Margareth Zaponi, as novas vagas ainda não foram criadas por causa da sanção da Nova Lei de Cotas. Todavia, ela entende que logo mais, boa parte dos estudantes da rede privada passará para o ensino público. “Isso vai acontecer não por causa das cotas, mas também pela qualidade do nosso ensino que está melhorando muito”, destacou.

Para o secretário da Educação, o aumento do número de estudantes na rede pública já deverá ser sentido no processo de matrícula do próximo ano. “O impacto das cotas ainda vai aparacer no próximo ano. Nós vamos nos preparar ainda mais para receber esta demanda”, declarou Gomes.

COMENTÁRIOS dos leitores