Entidades discutem mensalidade escolar

Representantes do MP, Procon, pais, e Dieese participam do encontro

por Adriana Cavalcante qua, 21/11/2012 - 09:50

Por Juliana Gomes

Na próxima terça-feira (27), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Procon, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, representantes dos estudantes e a Associação de Pais e Alunos Intermunicipal do Estado do Pará (Apaiepa) devem se reunir , em Belém, para discutir o reajuste nas mensalidades escolares do próximo ano.



Segundo o Dieese, o acordo deverá ter como base a inflação do ano. “Como o ano ainda não terminou, não temos como avaliar a média da inflação de 2012, por isso ainda é difícil calcular o real valor do reajuste”, afirma Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese.

Para este ano a expectativa dos pais é que o reajuste não seja tão alto. Muitas escolas que já iniciaram o período de pré-matrícula já estão realizando um reajuste prévio baseado na própria planilha de custos.A lei permite que as escolas façam esse cálculo com base no aumento de pessoal, no implemento didático pedagógico, ou seja, os recursos  usados para a melhoria do aprendizado dos estudantes e em despesas gerais. Segundo o Dieese, o valor geralmente estipulado para as escolas paraenses fica abaixo do valor estabelecido em outras cidades brasileiras.

COMENTÁRIOS dos leitores