Laboratório irá desenvolver tecnologia inédita de soldagem
A estrutura atenderá às necessidades de pesquisa, desenvolvimento e qualificação de processos da área
A Petrobras assinou nesta terça-feira (27) um termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no valor de R$ 11,5 milhões, para implantação do Laboratório Brasileiro de Excelência em Tecnologia de Soldagem, no Rio de Janeiro. A estrutura será a primeira do tipo na América Latina e atenderá às necessidades de pesquisa, desenvolvimento e qualificação de processos da área.
O investimento em processos de soldagem caracteriza um grande avanço para a implantação de projetos do segmento de petróleo, já que a atividade é considerada essencial em diversas obras em construção no Brasil. As tecnologias desenvolvidas no laboratório contribuirão para o aumento da produtividade, impactando positivamente os custos e a entrada em operação de empreendimentos.
A infraestrutura inclui processos robotizados e tecnologia a laser de última geração que permitem desenvolver conhecimentos e técnicas inéditas de soldagem e montagem para dutos, equipamentos e chapas. Tais recursos possibilitarão ao Senai se posicionar entre os mais conceituados laboratórios de soldagem do mundo e dar suporte às demandas do mercado de óleo e gás com soluções antes desenvolvidas fora do Brasil.
Integrante do Programa Tecnológico de Transporte (Protran), da Petrobras, o laboratório será instalado no Centro de Tecnologia Senai Solda, no Maracanã. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2013. O termo de cooperação tem duração de 36 meses.
Com informações da Agência Petrobras.