Estudantes que não fizeram o Enade devem pedir dispensa

Procedimento deve ser feito até o dia 11 de janeiro do próximo ano

por Nathan Santos qui, 29/11/2012 - 13:46
sxc.hu/Dryka Santos/LeiaJáImagens Dos 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade deste ano, 20,1% não participaram do exame sxc.hu/Dryka Santos/LeiaJáImagens

Quem perdeu o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado no último domingo (25), tem desta quinta-feira (28) a 11 de janeiro do próximo ano para apresentar a solicitação de dispensa da prova. A realização do Enade é obrigatória para que os estudantes consigam o diploma.

Através do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes podem pedir a dispensa. De acordo com informações da Agência Brasil, para o Inep, são considerados motivos de dispensa “motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição”.

O formulário de pedido de dispensa deve ser entregue na própria instituição de ensino, que terá a responsabilidade de analisar a dispensa. Os estudantes que não participaram do Enade e justificaram a ausência, terão registrado nos históricos escolares a menção "estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal". Aqueles que tiveram a solicitação de dispensa negada poderão recorrer diretamente ao Inep. O procedimento deve ser feito no período de 12 a 31 de janeiro do próximo ano.

Segundo a agência, do total de 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade deste ano, 20,1% não participaram do exame, o que corresponde a 118.056. Em todo o Brasil, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.



Com informações da Agência Brasil







COMENTÁRIOS dos leitores