Mercado propicia oportunidades para arquitetos

Profissionais possuem muitas oportunidades de atuação

por Adriana Luíza qua, 05/12/2012 - 08:00

Com o aquecimento da economia, as construções estão em alta no estado de Pernambuco, o que permite que o mercado de trabalho esteja muito propício para profissionais da área de engenharia. Dentro de uma construção muitos profissionais estão envolvidos, e um deles é o arquiteto.

O profissional de arquitetura vai atuar desde a planta, como na indicação dos melhores materiais para ser utilizado, análise do imóvel, disposição dos objetos, ventilação, iluminação, como também o acompanhamento de obras, atividade que pode ser feita ao lado do engenheiro.

Dentro da arquitetura existem muitas áreas de atuação, o que faz da profissão uma atividade muito diversificada e com oportunidades diversas. Um profissional formado em arquitetura pode trabalhar no setor industrial realizando o planejamento de projetos para instalação industrial. Outra opção é cursar arquitetura de interiores, organizando ambientes, definindo materiais de acabamento, distribuição de móveis, iluminação.

O paisagismo e ambiente também pode ser o trabalho do arquiteto que vai atuar cuidando de jardins, praças e planejamento de locais abertos, além de muitas outras opções de atuação.

Quem escolhe a área de arquitetura vai trabalhar com disciplinas de ciências humanas e de exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. De acordo com a vice-coordenadora do curso de arquitetura da UNINASSAU, Marília Matoso, o curso é dividido em momentos práticos e teóricos, e exige que esse futuro profissional seja bastante criativo. “Tem que gostar de desenhar, se identificar com trabalhos manuais, formas geométricas”, comentou a coordenadora.

O curso tem duração de cinco anos e prepara o estudante diretamente para o que o mercado de trabalho está requisitando. “Durante o curso, além das aulas práticas, os estudantes vão ter que realizar estágio obrigatório”, acrescentou a coordenadora da UNINASSAU.

A estudante de arquitetura Divania Miranda, 22 anos, ainda está no primeiro período do curso, que embora ainda seja muito teórico, já propicia aos estudantes momentos práticos. “Fazemos desenhos e vamos fazer maquetes”, comentou a jovem.

Também no primeiro período de arquitetura, José Augusto da Silva, 20 anos, sabe da quantidade de oportunidades que o mercado de trabalho oferece na área de arquitetura e já escolheu em qual setor deseja atuar. “Sempre achei muito interessante arquitetura, quero trabalhar na projeção de projetos e criação de plantas”, declarou o estudante.

Em Pernambuco, com a construção de Suape e a grande quantidade de reformas urbanística e prediais faz do mercado muito propício para esse profissional. Com a Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016 mantém aquecido o mercado imobiliário e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidades-sede da Copa, fatores que contribuem para a profissão esteja em alta nos próximos anos e com muitas oportunidades de emprego.

 

COMENTÁRIOS dos leitores