De bicicleta para não se atrasar no SSA 2 da UPE

Mãe correu em alta velocidade entre carros e motos com seu filho para que o "fera" não se atrasasse

por Nathan Santos dom, 09/12/2012 - 15:58
Victor Soares/LeiaJáImagens Adelma Barbosa de Sousa disse que o ônibus demorou a passar e seu filho quase chegou atrasado Victor Soares/LeiaJáImagens

Gente de várias classes sociais, raças e estilo. Em dia de Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade Pernambuco (UPE) é comum encontrarmos todos os tipos de estudantes. Na tarde deste domingo (9), por exemplo, quando alunos do 2º ano do ensino médio fazem as provas do SSA 2, era possível encontrar, na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), no bairro da Benfica, no Recife, vários candidatos. Muitos chegavam de carro, acompanhado pelos pais, de motocicleta, e até mesmo de ônibus. Porém, momentos antes dos portões serem fechados, às 14h, um fato curioso chamou a atenção de quem acompanha a entrada dos candidatos.

Quando os integrantes da UPE estavam quase fechando os portões da POLI, surgiu dona Adelma Barbosa de Sousa, em uma bicicleta simples e em alta velocidade. No bagageiro estava seu filho, Alef Sousa do Nascimento, de 16 anos, que estava tentando entrar na POLI para fazer a prova. Todo esforço de dona Adelma valeu a pena, uma vez que Alef chegou a tempo e conseguiu entrar no prédio para realizar o SSA.

“Esperamos uma hora e meia o ônibus de Engenho do Meio e ele não passou”, contou Adelma, que mora na Zona Oeste do Recife. Segundo a dona de casa, para que o filho não se atrasasse, ela resolveu pegar a bicicleta e levá-lo. “Para piorar o pneu traseiro está vazio e a Avenida Caxangá estava engarrafada, por causa de algumas obras que deixam o trânsito lento”.

Quando a mãe viu que o filho conseguiu entrar na POLI, enfim conseguiu se acalmou. “Estou aliviada. Ele me falava a todo o momento que não ia dar tempo. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”, relatou.

Mesmo chegando no horário, dona Adelma contou que não sabe se o filho vai fazer a prova desta segunda-feira (10) – segundo dia do SSA, quando os candidatos do SSA 1 e 2 farão 46 questões distribuídas entre as disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia-. “Ele tem um problema de saúde no sistema urinário e a cirurgia está marcada para amanhã. Vou conversar com o pessoal da UPE para saber como vai ficar a situação do meu filho”, contou.

De acordo com a presidente da Comissão de Vestibular da UPE, Isabel Avelar, o candidato não poderá fazer a prova em outro dia por causa da cirurgia. “Em outro momento ele não poderá fazer. Caso ele faça a cirurgia pela manhã e tenha condições de fazer a prova à tarde, nos iremos aplicar o SSA no hospital”, garantiu a presidente, se a mãe do jovem acertar todos os detalhes com a UPE de forma antecipada. 

COMENTÁRIOS dos leitores