Mais de 50 mil estudantes disputam vaga pelo IFPE

Maioria dos candidatos não sentiu dificuldade ao realizar o exame

por dom, 16/12/2012 - 11:47

Nada menos que 50.882 candidatos disputaram, na manhã deste domingo (16), as 6.872 vagas do Vestibular 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em cursos técnicos e de graduação.

Segundo a instituição, por medidas de segurança, os vestibulandos puderam sair da sala somente uma hora após a realização do exame. A prova para os cursos técnicos será encerrada às 12h, e para os superiores, às 13h.

No local, os pais esperavam ansiosos pela saída dos filhos. Ana de Melo, 60 anos, mãe da estudante Juliana Lisboa, 18, que concorre para a vaga de computação, estava confiante que a filha fará uma boa prova. “Eu acompanhei e vi o quanto minha filha estudou. Ela chega a ser mais calma do que eu, o que já ajuda psicologicamente. Mas eu já rezei bastante por ela e tenho certeza de que essa vaga vai ser dela”, afirmou.

Mas nem todos conseguiram fazer a prova. Mesmo com a ampliação da frota de ônibus pelo Consórcio Grande Recife, a estudante Joanne Ferreira, 14, que iria disputar a vaga no curso de edificação, não conseguiu chegar a tempo. “Eu moro em Prazeres, mas pensei que ia dar tempo. O jeito é tentar novamente numa próxima vez. Não tem mais nada o que fazer”, disse.

Já no caso da estudante Talita de Carvalho, 15, que iria tentar uma vaga no mesmo curso, não fez a prova porque o cartão de inscrição estava errado. “Meu irmão errou na hora de fazer a minha inscrição. Em vez de colocar que eu iria tentar o técnico, ele me colocou como subsequente".

A maioria dos estudantes que realizou o exame alegou não encontrar dificuldade na hora de resolver as questões. Para o candidato à vaga de segurança e trabalho, Cláudio Maurício, 36 anos, a prova foi de acordo com o que ele havia estudado. “Foi tranquilo. Esperava ser mais difícil. Ao resolver as questões, lembrei de tudo o que estudei e consegui resolvê-las sem dificuldade”, disse.

Ao todo, foram usados 114 prédios, distribuídos nas nove cidades que o instituto tem campus. O Recife concentra a maior parte dos edifícios: 60 no total. Houve exame também em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Ipojuca.

COMENTÁRIOS dos leitores