Colégio Apoio vence Torneio Mineiro de Robótica

Equipe Apoiobot 2012 apresentou dois robôs criados para auxiliar nas tarefas cotidianas dos idosos

por seg, 17/12/2012 - 11:58

O Colégio Apoio, do Recife, foi o grande vencedor do Torneio Mineiro de Robótica, etapa estadual do circuito mundial da First Lego League (FLL), que ocorreu no último fim de semana (15 e 16), no campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No evento, que teve cerca de 50 equipes inscritas, a equipe garantiu o 1° lugar com a exposição do grupo Apoiobot 2012, composta por dez alunos, que apresentou dois robôs e um aplicativo capazes de executar tarefas que auxiliam o cotidiano do idoso. A equipe é coordenada pela diretora pedagógica Terezinha Cysneiros e tem como mentora a professora Vancleide Jordão, além do técnico Pedro Jorge Silva, ex-aluno do Apoio. Com a classificação, os campeões vão disputar a etapa nacional, realizada em março de 2013, em São Paulo.

Eles criaram o Lampião, um simpático robô que carrega um tablet na barriga. O tablet possui um aplicativo, o Virgulino, também criado pelos estudantes, que regula horários de remédios, propõe e realiza atividades físicas, e interage com o idoso. O robô é verde, tem cerca de um metro de altura e é feito de armação de ferro, coberto de papel machê. Já o outro robô, batizado de Sucrilho, é feito de peças de lego e executa funções como desligar o fogão, levar comida até a mesa e arrumar a casa.

Pioneiro no ensino da robótica em Pernambuco, o Apoio oferece a disciplina já no sexto ano do ensino fundamental. Os alunos que se destacam são convidados para integrar o Apoiobot. Na cadeira, os estudantes fazem pesquisas científicas de nível superior, lidam com conceitos de engenharia avançada e elaboram trabalhos em inglês em campeonatos internacionais.

Sobre o torneio - O First Lego League (FLL) é um programa internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é estimular o interesse pela ciência e pela tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. A cada ano é trabalhado um tema diferente, relacionado às ciências e à comunidade global. Os critérios de pontuação consistem em cumprir várias missões, propor soluções e apresentar seus robôs para os juízes. Eles avaliam a qualidade de pesquisa, a técnica de construção dos protótipos, o nível da compreensão científica, a qualidade da apresentação e o trabalho em equipe.

COMENTÁRIOS dos leitores