Reitor da UFPE fala sobre morte de estudante
Aluno da universidade, Raimundo Matias Dantas Neto, foi encontrado morto na última sexta-feira (4), na praia de Boa Viagem
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, recebeu, nesta segunda-feira (7), uma comitiva de colegas, advogados e professores do jovem Raimundo Matias Dantas Neto, encontrado morto na última sexta-feira (4), na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com informações da instituição de ensino, depois de ouvir comentários sobre a possível motivação racista que teria levado o estudante da UFPE a morte, Brasileiro colocou a universidade à disposição dos familiares do rapaz.
A ideia do reitor é dar apoio psicológico e jurídico e, segundo a UFPE, ele também se comprometeu a entrar em contato com autoridades do Governo do Estado, com o objetivo de auxiliar nas tentativas para custear o sepultamento e agilizar as apurações do episódio.
“Estou confiante de que essa morte será esclarecida o mais rápido possível, inclusive vimos acompanhado a apuração dos fatos desde a sexta-feira, quando acionamos nosso setor de segurança institucional para ajudar no que for possível”, disse Brasileiro, conforme informações da UFPE.
Ainda de acordo com a instituição de ensino, o reitor encaminhará um ofício relatando o fato ao Ministério da Educação (MEC), e à Secretaria Especial de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, bem como de incentivar a promoção de debates no campus da UFPE com a temática do racismo.
O velório de Raimundo Neto será iniciado às 10h desta terça-feira (8), no Cemitério de Santo Amarro, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O sepultamento será às 14h.