Professores criticam prova de biologia da UFPE

Segundo os docentes, alunos que se preparam com excelência não foram privilegiados

por Nathan Santos dom, 13/01/2013 - 21:03
Priscilla Costa/LeiaJáImagens Osvaldo Braga e Ricardo Lobo são do BJ BJ Colégio e Curso, do Recife Priscilla Costa/LeiaJáImagens

Na manhã deste domingo (13) teve início as provas da segunda fase do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre as disciplinas trabalhadas, está biologia. Os professores do BJ Colégio e Curso, do Recife, Osvaldo Braga e Ricardo Lobocomentam a abordagem da prova e passam todos os detalhes para os internautas.

De acordo com o comentário enviado a nossa reportagem, os educadores afirmam que a prova de biologia deste ano apresentou modificações, se comparada aos anos anteriores. “A prova teve um nível médio, dando ênfase a um estudo mais clássico da biologia. Não houve uma divisão tão igualitária dos conteúdos como nos anos anteriores, prevalecendo alguns assuntos em mais de uma questão. Encontramos questões de citologia (3), genética (2), fisiologia (3), evolução (2), ecologia (2), programa de saúde (2), zoologia (1) e fungos (1)”, diz o comentário.

De acordo com os docentes, não foi possível nesta edição encontrar quesitos sobre bioquímica, biotecnologia, botânica, embriologia e histologia. Eles também elogiaram a composição visual da prova, “a exceção da questão 12, com uma imagem pobre em relação às outras”.

Os professores também criticaram, deixando claro que não “houve nenhuma questão que se destaque positivamente, mostrando uma prova antiquada, sem atualidades. Verificamos um erro de gabarito na questão 4, (item (1) (1)), afirmando que apenas as mães podem transmitir a hemofilia, e aos filhos do sexo masculino”. Eles explicam que “na verdade, a hemofilia pode ser transmitida pelo pai ou pela mãe, visto que é ligada ao cromossomo X, presente em ambos”.

Portanto, os docentes concluíram que a prova deixou a desejar. “Não privilegiou o aluno que se preparou com excelência”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores