Espanhol dentro do esperado na UFPE

Leitura e interpretação foram destaques no exame

por Nathan Santos qua, 16/01/2013 - 16:29
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Professora Vládia Medeiros disse que a prova não apresentou surpresas Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Nesta segunda-feira (13), último dia da segunda fase do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os “feras” responderam questões de espanhol. De acordo com a professora do BJ Colégio de Curso, do Recife, Vládia Medeiros, o exame não apresentou surpresas. 

Ela destaca que os candidatos que se prepararam com boas leituras tiveram a oportunidade de fazer uma boa prova. “Ficou dentro das expectativas de professores e feras. Privilegiou mais uma vez os alunos leitores, aqueles que se preparam, lendo e interpretando variados gêneros textuais e praticando exercícios de vocabulário”, explicou.

Segundo Vládia, a prova apresentou textos, quesitos de interpretação, gramática contextualizada aos textos. Além disso, houve vocabulário, em que o aluno “necessitava de conhecimento mais íntimo com a língua espanhola”, frisou. Ela também destacou que “as questões, baseadas nos textos, eram quase todas de interpretação, algumas de gramática contextualizadas, tais como: uso de conectivos (coesão), pronomes, verbos e usos dos porquês”.

No geral, a professora enfatizou que a prova exigiu construção de sentido através da leitura, bem como conhecimento de mundo e gramática acessível.

COMENTÁRIOS dos leitores