Estudantes podem se inscrever para Olimpíada de Astronomia

Competição integra alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil

por Dulce Mesquita sex, 22/02/2013 - 11:26

Estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas podem se inscrever na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O prazo para inscrições segue até o dia 13 de março.

A competição é dividida em quatro níveis, sendo três para o fundamental e uma para o ensino médio. Cada prova terá dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia. As provas serão aplicadas em maio nas escolas.

“As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico. Muitas vezes, a resposta poderá até constar nos enunciados de outras questões da mesma prova”, informou o coordenador nacional da OBA e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Batista Garcia Canalle. “Nossa missão principal é levar a maior quantidade de informações sobre astronomia e astronáutica, além de instigar o interesse dos jovens pelas ciências espaciais”.

A expectativa é de que neste ano mais de um milhão de estudantes participem. Em 2012, foram 800 mil participantes.

Os estudantes que obtiverem as melhores classificações farão parte das equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e na Olimpíada Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2014. Todos os estudantes e professores receberão certificado de participação. As melhores notas também serão premiadas com medalhas. Ao todo, mas de 33 mil serão entregues.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).

COMENTÁRIOS dos leitores