Abuso sexual infantil é tema de palestra

Série de palestras acontece até o fim deste mês

por Priscilla Costa dom, 07/04/2013 - 10:37

Em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexuak de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), em parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), realiza, até o fim deste mês, série de palestras que discutem sobre o assunto em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Para alertar sobre esse problema, que acontece em escala mundial, o coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase, Ricardo Tammela, aborda conceitos e características de crianças e adolescentes que sofrem com abuso sexual. Para explanar sobre o tema junto aos participantes, o coordenador mostra as diferentes formas de exploração, como turismo sexual, prostituição, tráfico de pessoas, além da violência física e psicológica sofrida pelo menor. O objetivo do encontro é reforçar que, enquanto cidadã, a sociedade pode denunciar através do disque 100 ou dos Conselhos Tutelares.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, com base em dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), divulgado em maio do ano passado, o abuso sexual é o segundo tipo de violência mais comum contra crianças entre zero e nove anos, e adolescentes de 10 a 14 anos.











COMENTÁRIOS dos leitores