Mais de 1,4 mil pessoas começam treinamento para Copa

Eles estão participando da seleção do programa Brasil Voluntário para a Copa das Confederações da FIFA 2013

por Priscilla Costa seg, 29/04/2013 - 11:39
Divulgação/Ascom A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades-sede do evento no próximo ano Divulgação/Ascom

Os voluntários que atuarão na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 iniciaram, nesse fim de semana (28 e 29), uma etapa do processo seletivo do programa Brasil Voluntário, do Governo Federal. As qualificações terão continuidade nos próximos dias 4, 5, 18 e 19 de maio e ocorrerão simultaneamente nas outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador. Só na capital pernambucana, mais de 1,4 mil candidatos a voluntários deram início ao treinamento.

De acordo com informações da assessoria, o treinamento visa preparar os voluntários para auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores das arenas nas seis sedes da Copa das Confederações da FIFA Brasil, que acontecerá de 15 a 30 de junho.

Os candidatos são separados em três turmas de acordo com os horários: sábados à tarde (13h-18h), domingos pela manhã (8h-13h) ou domingos à tarde (14h-19h). As atividades serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo conteúdo didático. Professores da instituição das áreas de turismo, psicologia, educação física e artes ministram o curso presencial em parceria com docentes das universidades federais das cidades-sede.

No dia 11 de maio, os candidatos terão a opção de fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC® (Test of English for International Communication). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC® é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma. Após a Copa das Confederações, o programa Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades-sede do evento no próximo ano.

COMENTÁRIOS dos leitores