Brasil ganha o primeiro curso técnico de libras

Aulas serão oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, de forma gratuita

por Nathan Santos qui, 30/05/2013 - 14:38

O Brasil agora tem o seu primeiro curso técnico de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais (libras). A qualificação é oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, com 32 vagas disponíveis e início das turmas no segundo semestre deste ano, no campus de Palhoça.

O curso será realizado à noite e de forma gratuita. Com duração de quatro semestres para alunos que ainda aprenderão a libras e de três semestres para os que já a dominam de forma comprovada por validação de competência, os formados estarão habilitados a traduzir e interpretar a libras e a língua portuguesa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso será incluído no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.

"Antes, a capacitação dos intérpretes era feita em cursos de orientação promovidos pelas associações de surdos, com pessoas que já tinham experiência em libras, muitas vezes parentes dos surdos. Não certificávamos esses profissionais, que tinham formação mais empírica do que acadêmica”, explica o diretor de ensino, pesquisa e extensão do instituto, Paulo César Machado, conforme informações do MEC.

Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever, até o dia 10 de junho, por meio da internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30.

COMENTÁRIOS dos leitores