Alunos disputam a Olimpíada Brasileira de Robótica

62 equipes participam, hoje, da etapa estadual da competição

por Luiza Bessa sab, 31/08/2013 - 12:49
Luiza Bessa/LeiaJáImagens Alunos se preparam para a competição Luiza Bessa/LeiaJáImagens

Alunos de diversas escolas de Pernambuco participam, hoje, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento acontece no pátio da Secretaria Estadual de Educação, na Várzea, Zona Oeste do Recife, e conta com a participação de 62 equipes.

Nesta 7ª edição da OBR, dez escolas da rede estadual e outros seis colégios particulares disputam três vagas para a competição nacional, que acontece em Fortaleza. Para isso, os robôs devem conseguir realizar atividades como andar em linha reta, transpor obstáculos, subir rampas e segurar objetos que simulam pessoas.

O coordenador regional da OBR, Ebrahim Rocha, 26, explica que o objetivo da olimpíada é desenvolver nos estudantes o gosto pela pesquisa e pela tecnologia.  Ele conta que construir robôs usando disciplinas da escola como matemática, física e geometria aproxima os jovens das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, além de incentivá-los a seguir carreira na área das ciências exatas. A diretora do Colégio das Damas, Irmã Alcilene Fernandes, 51, concorda com a influência da olimpíada na vida dos jovens. “A participação do aluno no projeto de robótica ajuda a concentração, o raciocínio lógico, a capacidade de trabalhar em equipe. É um ensino muito amplo. Todas as disciplinas são contempladas”, conta.

Os alunos reconhecem a importância da competição na vida escolar e profissional. O estudante Lucas Azevedo, 13, que participa pela primeira vez da olimpíada, conta que a experiência de construir um robô possibilitou conhecer seus próprios limites. A estudante Juliana Iskarlaty, 16, recém-chegada da Holanda, onde disputou a competição internacional de robótica, diz que a experiência é muito importante. “Eu quero fazer engenharia mecatrônica e isso é bom pra ir aprendendo”, completa.

Os três primeiros lugares da etapa estadual avançam para a competição nacional, que acontecerá em outubro em Fortaleza. Os campeões nacionais disputam, no ano que vem, a olimpíada mundial de robótica.

COMENTÁRIOS dos leitores