Paraíba tem melhores alunos do Nordeste, segundo Pisa
O Programa de Avaliação testou alunos dos 27 estados e de outros 64 países
JOÃO PESSOA (PB) - A Paraíba atingiu a média mais alta entre os estados do Nordeste no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), referente a 2012. O resultado será apresentado oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/Mec) nesta sexta-feira (6), em Brasília.
Os alunos do estado tiveram o coeficiente de 406 pontos e assumiu o primeiro lugar no ranking regional. A Paraíba também subiu da 13ª posição no resultado da edição anterior, em 2009, para o 9º lugar do ranking nacional.
Além disso, na disciplina de Leitura, foi alcançada a média de 395, índice superior à média nacional, que foi de 390. De forma detalhada, foram 411 pontos em Leitura, 395 em Matemática e 412 pontos em Ciências.
O PISA avaliou 33 escolas na Paraíba, sendo 18 estaduais, nove municipais e seis privadas. Ao todo, 510 mil jovens de 65 países fizeram os testes e no Brasil, os 27 estados participaram do exame.
O Programa é aplicado a cada três anos. O objetivo é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes para subsidiar políticas de melhoria do ensino básico.