Pernambucanos vencem o Desafio Universitário Empreendedor

Um total de 17 mil candidatos participou da competição

por Nathan Santos qua, 04/12/2013 - 14:55
Bernardo Rebello/Sebrae Vencedores estudam na UFPE Bernardo Rebello/Sebrae

Três alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram os vencedores da final do Desafio Universitário Empreendedor, em Brasília. A competição teve início no mês de agosto com a participação de 17 mil participantes. Foram realizadas atividades online e presenciais, bem como foram realizadas aulas de empreendedorismo. O resultado foi divulgado nesta semana.

Na segunda fase do Desafio, a cada atividade, os estudantes somaram pontos que foram contabilizados ao final da competição. Os candidatos foram acompanhados por um grupo de mentores, empresários bem-sucedidos que os orientavam e apontavam os caminhos para um plano de negócio que realmente mostrasse a viabilidade do empreendimento.

No projeto idealizado pelos pernambucanos, por meio de uma plataforma digital, as pessoas podem consultar seu histórico médico via internet. “Sempre ouvia minha mãe reclamar de ter que juntar todos os exames e levá-los cada vez que ia a um médico diferente. Foi assim que tive a ideia”, diz a estudante de engenharia Larissa Santana, de 20 anos. “Mas foi somente aqui, com a ajuda dos mentores, que percebemos que nossos clientes não seriam as pessoas, mas sim os planos de saúde. Se focássemos nas pessoas, o retorno financeiro seria muito baixo e inviabilizaria nosso negócio”, conta Lucas Silva, 20, que também cursa engenharia. “Foi um grande aprendizado”, declara o estudante de administração Hugo Soares, 21 anos. Todas os depoimentos foram dados a Agência Sebrae de Notícias.

A competição é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições para a edição 2014 do Desafio Universitário Empreendedor já estão disponíveis e podem ser feitas pela internet.

COMENTÁRIOS dos leitores