Polo de confecções de PE precisa de qualificação

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio analisou o setor no Estado

por Monicky Mel Araújo qua, 09/04/2014 - 07:44

Uma pesquisa do Instituto Fecomércio, realizada no pólo de confecções de Pernambuco, comprovou o que os empresários já sabiam: está faltando mão de obra qualificada no mercado.

O levantamento foi realizado nas três principais cidades do pólo – Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e mostrou que três em cada dez empregados precisam passar por uma capacitação, a despeito do constante crescimento da indústria da moda no país. O resultado revelou que há margem para investimento na capacitação de mão de obra e relevância na aquisição de pessoas qualificadas.

O estudo também mostrou que 2/3 (65,4%) dos confeccionistas desenvolvem as próprias confecções. Sendo que, no Moda Center Santa Cruz, considerado um dos maiores centros, 72,2% dos fabricantes produzem o próprio modelo, enquanto que no Parque das Feiras de Toritama 60,4% criam as próprias peças e 57,3% criam a coleção em Caruaru.

Foi constatado ainda que obter a marca própria é item importante para obter sucesso no mercado. Os dados revelam, inclusive, que os comerciantes investem na diversidade dos produtos oferecidos para conquistar uma fatia maior do mercado.

COMENTÁRIOS dos leitores