Instituto Ayrton Senna renova parceria com Pernambuco

Renovação permeia dois projetos, o "Se Liga" e "Acelera"

por Roberta Patu ter, 15/07/2014 - 15:40
Raul Buarque/SEI Governador João Lyra Neto agradeceu o trabalho do IAS Raul Buarque/SEI

O Instituto Ayrton Sena (IAS) renovou, nesta terça-feira (15), a parceria com o Governo  de Pernambuco, que existe desde 2003, através dos projetos "Se Liga" e "Acelera". As ações fazem a correção de fluxo dos estudantes dos anos iniciais, na faixa etária de 9 a 14 anos, que apresentam distorção idade/série de dois anos ou mais.

"Eram 400 mil alunos que tinham a defasagem idade/série em relação ao ano escolar e, até hoje, foram mais de 200 mil alunos atendidos. Eles passaram a ter oportunidade não só de recuperar os anos perdidos em repetência, mas seguir sua trajetória escolar com sucesso. Muitos deles estão na faculdade e já estão fazendo o próprio futuro", disse a fundadora IAS, Viviane Senna, segundo informações da assessoria de imprensa.  

O projeto Se Liga alfabetiza em um ano crianças que repetem porque não sabem ler e nem escrever, para que possam frequentar o projeto Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. Antes de ingressar no projeto, os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de no máximo 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. Só em 2013, o Se Liga atendeu 11.589 estudantes e alcançou a marca de 79,8% de aprovação.

"O povo de Pernambuco e principalmente aqueles que fazem a educação sempre lhe serão gratos pelo que você tem feito em benefício da educação pernambucana, nordestina e brasileira", disse o governador João Lyra Neto, de acordo com assessoria. 

COMENTÁRIOS dos leitores