Subúrbios brasileiros estão na mira das franquias

Nordeste tem se destacado como região com potencial de crescimento para grandes marcas que atuam no mercado brasileiro

por Aline Cunha ter, 19/08/2014 - 15:01
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo "O Boticário" é a empresa com maior número de franquias em território brasileiro Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Conforto e facilidade são cada vez mais priorizados por quem faz qualquer tipo de compras. A ideia de poder adquirir um produto perto de casa sem ter que precisar ir para o centro da cidade ou pegar um ônibus lotado, vem crescendo no pensamento e costume dos brasileiros. Por isso, é grande o número de franquias - muitaz vezes de grandes empresas - em bairros de subúrbios.

De acordo com a pesquisa do ano de 2013 feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apesar do baixo crescimento do faturamento do comércio brasileiro e a redução do Produto Interno Bruto (PIB), o setor de franchising (franquias) aumentou 11,9% em comparação a 2012. Desse percentual, as franquias que mais lucram estão localizadas em subúrbios.

O Nordeste vem se destacado como uma importante localidade com potencial de crescimento para grandes marcas que atuam no mercado brasileiro. Em 2012, a região concentrou cerca de 14.500 pontos de venda, colocando a região na segunda colocação nacional em quantidade de franquias. Os empresários buscam explorar o conceito de comodidade nos bairros pequenos e distantes dos centros das cidades, para que seus produtos estejam cada vez mais perto de seus consumidores.

O vice-presidente da ABF, Gustavo Schifino, explica que esse crescimento vem sendo ocasionado por conta do grande consumo dos moradores de bairros menores. “Os subúrbios estão crescendo por conta da sua praticidade. É bem melhor comprar um produto que está a poucos metros de nossa casa.” Ele declara que nos últimos anos a procura de representantes interessados em abrir filiais de grandes marcas em bairros menores é bastante grande.

A maior rede de cosméticos no Brasil

 

Os tipos de franquias são divididos em vários tipos de segmentos, desses, a que lidera no Brasil é a área de saúde e beleza. Esse aumento é reflexo de um acentuado crescimento no consumo de produtos ligados à beleza e cosméticos. Os principais motivos desse avanço são por conta do aumento do poder de compra feminino. A mulher brasileira está investindo cada vez mais em sua aparência. Em 2013, o Brasil alcançou o segundo lugar no ranking mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Dentro deste universo, a "O Boticário" é a empresa com maior número de franquias em território brasileiro.  Atualmente, a marca possui 3.635 lojas em todo o país. A gerente de uma filial localizada em um bairro do subúrbio recifense, que preferiu não ser identificada nesta matéria, explica como os bairristas vêm acolhendo essas franquias. “A demanda de clientes é sempre muito grande. Eles gostam de não ter que andar muito pra comprar, por exemplo, um presente pra alguém”, afirma. Ela complementa dizendo que a falta de tempo e a facilidade de acesso tem feito esse setor de propagar ainda mais.

 

Geração de empregos através das franquias

O franchising brasileiro contribuiu com a geração de mais de 88 mil novas vagas de trabalho, totalizando 1.117.171 empregos diretos e formais, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, em 2013. No mesmo ano, o sistema de franquias chegou a 114.409 unidades, crescendo 9,4%.

Neste ano, foi estimado o aumento de 9% no total de unidades franqueadas. A criação de novas oportunidades está relacionada ao crescimento do número de franquias em funcionamento no País. 

Dicas para abrir uma franquia - Abrir uma empresa no geral requer uma série de cuidados, mas, quando se fala em abrir uma franquia, o empresário deve atentar, principalmente, na hora de escolher qual segmento quer investir e a localidade que vai montar seu estabelecimento. O vice-presidente da ABF tem três dicas de como fazer seu negócio funcionar: a primeira é que o interessado tem que ter certeza de qual setor ele quer investir. Algo que o futuro o dono se identifique em trabalhar; a segunda é nunca subestimar a capacidade de lucro do investimento. “Existe 50% de chance de dar certo ou não”. A terceira é que antes de firmar qualquer contrato, sempre é bom conhecer o mercado em que se vai investir. A última é de que o interessado deve ter uma liberdade financeira boa, para não ter problemas num futuro próximo.

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