Professores realizam protesto na Agamenon Magalhães

Principal motivo do ato é o desconto salarial que a Prefeitura do Recife realizou este mês

por Aline Cunha qua, 01/10/2014 - 12:33

Docentes da Rede Municipal do Recife fazem protesto nesta quarta-feira (1º), no cruzamento da Praça do Derby com a Avenida Agamenon Magalhães, área central de Recife. Cerca de 30 professores e responsáveis pelo Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) estão no cruzamento para reivindicar melhores condições de trabalho nas escolas municipais e dar início a campanha “Geraldo Júlio, devolva o salário dos professores!”. O principal motivo do protesto é o desconto salarial que a Prefeitura realizou este mês, devido à paralisação dos professores.

A diretora do Sindicato, Cláudia Ribeiro, explica que o descaso com os alunos e com os professores é grande. “Protestamos porque parte do calendário escolar foi modificado. Nosso piso salarial é baixo e as escolas estão precárias“, afirma. Ela ainda revela que por conta de protestos antigos a Prefeitura descontou cerca de 35 horas/aula, o equivalente a sete dias foram descontados dos salários dos professores. Os descontos variam de R$ 500 a R$ 2 mil

O professor de ciências Antônio Santana fala que é triste ver o ensino da cidade se degradar cada vez mais. “Ensino há mais de 29 anos, e a cada dia me surpreendo com a situação da educação em nossa cidade. Todo dia vários professores sofrem com os alunos desajustados e salas despreparadas”, declara.

A decisão da reivindicação foi proferida em assembleia realizada no dia 11 de setembro pela classe de trabalhadores, que aprovou uma série de iniciativas da campanha. Uma delas foi um pedágio como estratégia de denuncia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife, a greve foi considerada ilegal e o Simpere foi avisado da irregularidade. Por conta disso, foram feitos descontos nos salários dos professores.

COMENTÁRIOS dos leitores