UPE: feras fazem o último vestibular nesta segunda (8)
Na Poli, no Recife, estudantes estavam esperançosos em fazer um bom processo seletivo. Candidatos respondem nesta manhã questões de física, biologia, geografia, língua estrangeira, sociologia e filosofia
Expectativas positivas tomam conta dos feras que chegaram à Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), situada na Madalena, Zona Oeste do Recife. Nesta segunda-feira (8), espera-se que cerca de 30 mil candidatos façam o último Vestibular Tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE). Para este segundo dia de exame, os candidatos respondem as disciplinas especificas, de acordo com o curso escolhido. As matérias aplicadas são física, geografia, língua estrangeira, biologia matemática, filosofia e sociologia. Nesse domingo (7), primeiro dia da seleção, os estudantes fizeram provas de portuguesa, literatura brasileira, história e química.
Atenda às provas de física e biologia, a candidata Roberta Melo, de 20 anos, que tenta ingressar no curso de medicina pela quarta vez, afirmou que está preparada para a prova e que espera algumas surpresas. “A UPE sempre é uma novidade. Ontem a prova de português foi tranquila e química apresentou muitas características do Enem. Para hoje, se compararmos com o SSA 1 e 2, a expectativa é que as questões sejam fáceis, porém com algumas surpresas”, disse a estudante.
Com muita tranqulidade e segurança, o estudante Vinícius Bezerra, de 18 anos, que almeja passar no curso de administração de empresas, falou que no geral, espera que a prova seja fácil. Entretanto, ele teme matemática. “Hoje faço as provas de geografia e matemática. Acredito que matemática apresentará um nível mais difícil”, contou o candidato.
Leia também >> UPE: último Vestibular Tradicional divide opiniões <<
As irmãs Larissa e Melissa Morais estão ansiosas e desejam a aprovação no curso de odontologia. Melissa, de 22 anos, que está no 5º período do curso de odontologia em uma faculdade particular, disse que foi com a ‘cara e a coragem’ para fazer a prova. “Confesso que não estudei, mas vou tentar. A UPE possui um excelente curso e sem contar que é estadual”, diz. Já a sua irmã mais nova, que se dedicou durante todo ano, está otimista. “Acredito que farei uma boa prova, estudei as matérias específicas e não achei a prova de ontem difícil”, contou Larissa.
Os portões foram fechados às 8h e as provas iniciaram às 8h15. A prova tem duração de quatro horas e trinta minutos, porém, os primeiros feras começam a sair às 11h15. Segundo a Comissão de Vestibular, os gabaritos deverão ser divulgados às 14h de hoje e o resultado final sairá em janeiro.