Papai Noel: trabalho temporário mais famoso do fim de ano

Candidatos aproveitam a oportunidade para ganhar dinheiro e ter momentos únicos

por Aline Cunha qui, 25/12/2014 - 09:30

Então é Natal. Mais um ano que chega ao fim e traz consigo experiências e oportunidades que foram marcantes. Mas, apesar de um ciclo estar terminando, tem várias pessoas que trocam seus últimos dias do ano para se vestir de um personagem que é um dos principais símbolos desta época.

Papai Noel, Santa Claus ou Pere Noel. Apesar de ter vários nomes, esse personagem é marcante na infância de uma criança. Símbolo esse que traz consigo lembranças de presentes, risos e esperança. Personagem esse que ilustra pureza e imaginação.

A partir do início do mês de novembro os estabelecimentos se enfeitam com apetrechos natalinos. E os shoppings aproveitam para selecionar o “bom velhinho” que receberá e conversará com inúmeras crianças que transitam pelo espaço todos os dias.

O professor aposentado Buarque de Aquino, 67 anos, revela que há 17 anos se fantasia como papai Noel. “Além de lecionar eu sou ator e por isso esse tipo de trabalho foi bem tranquilo de ser feito. Este ano, fui convidado para ser esse personagem aqui no shopping RioMar”, declarou.

Buarque revela que trabalhos desse tipo trazem recompensas que dinheiro não paga. “Acredito que, apesar do ser pago, o que me faz feliz todos os dias são os olhos brilhantes dos pequeninos. Muitas vezes, vários chegaram para mim e pediram não um brinquedo ou celular, mas uma coisa que parece tão simples: o amor e a paz. São momentos como esses que me fazem refletir”, afirmou.

Processo de escolha

Os candidatos a Papai Noel passaram por uma rigorosa seleção. Algumas exigências precisam ser atendidas para a contratação. Eles necessitam ter mais de 60 anos, saber se comunicar e ter facilidade de interagir com crianças, ser ator, ter equilíbrio emocional e psicológico. Profissionais podem ser contratados por um período de até 54 dias e os salários são a partir de R$ 1 mil.

O aposentado afirma que foi selecionado através da Associação Produtores Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) e que as seleções são feitas de acordo com o pedido dos clientes. Por exemplo, é necessário ter, no mínimo, dois atores para o papel de papai Noel já que eles dividem os horários. Um fica das 9 h até as 15h e o outro fica das 15h até 21h. Além de uma equipe para trabalhar como duendes, mamãe Noel e ajudantes.

COMENTÁRIOS dos leitores